Vitinha a celebrar efusivamente a vitória do PSG em Barcelona para a Champions
Vitinha a celebrar efusivamente a vitória do PSG em Barcelona para a Champions - Foto: IMAGO

Xavi rendido à qualidade de Vitinha e até se compara ao português

Ex-médio espanhol e antigo treinador do Barcelona afirmou que o luso, entre outros e incluindo Yamal, merecia ter vencido a Bola de Ouro

A Bola de Ouro causou alguma polémica e há várias opiniões sobre quem deveria ter vencido o prémio individual. Alguns dizem Lamine Yamal, segundo classificado atrás de Ousmane Dembélé, e Xavi é um deles, apesar de ter treinado ambos no Barcelona. No entanto, o técnico de 45 anos também afirmou que Vitinha merecia ter recebido a distinção e mostrou-se rendido à qualidade do português.

«Nesta ocasião, os títulos coletivos tiveram mais peso. Para mim, é claro que Yamal merecia. Vitinha, Salah, Pedri e Raphinha também... há muitos que merecem, mas no final os títulos têm mais peso. Lamine vai ganhar [eventualmente]. Estou convencido disso, mas quando a sua equipa ganhar a Champions ou um Mundial», começou por dizer, em entrevista ao As, lembrando quando estreou a estrela de 18 anos... aos 15.

«Sinto-me muito orgulhoso do que o Lamine está a fazer e por lhe ter dado a oportunidade de estrear. Vi que ele estava muito bem preparado, apesar de ter apenas 15 anos. Vi que ele estava muito seguro de si, com muita capacidade, marcando a diferença nos treinos. Não tinha medo de nada. Desde o primeiro dia que marcou a diferença. Para mim, ele é um dos eleitos e pode marcar uma época no futebol mundial. Não tem complexos, nem medo algum», afirmou, voltando a Vitinha e comparando-se ao tipo de jogador que ele é.

«Vitinha, Pedri ou De Jong são os que dominam os jogos. Esse era eu. Lá estava eu. Eles são muito importantes, mas depois há os escolhidos, como Lamine ou Dembelé, ou outros do passado, que em jogos equilibrados são decisivos», explicou, revelando que já há alguns que o balneário dos catalães fala sobre quando é que Yamal vai ganhar a Bola de Ouro.

«Sim, sem dúvida. Já discutimos isso com a equipa técnica. Dissemos que ele era digno da Bola de Ouro. Ao vê-lo treinar, já se notavam coisas diferentes, percebia-se imediatamente que ele era um dos escolhidos», atirou, tendo sido ainda questionado quem é o favorito para vencer o Mundial 2026, e Xavi não mencionou Portugal.

«Espanha? Favorito, favorito, dos favoritos. Já provaram que podem e sabem competir. Vencedores do Euro. Para mim, juntamente com a Argentina, são os grandes favoritos», finalizou.