Os jornalistas Afonso Santos e Diogo Amaro Nunes comentam o maior jogo da época da NFL e o evento desportivo mais popular dos Estados Unidos

Tudo o que precisa de saber sobre o Super Bowl

Uma das épocas mais imprevisíveis da história da NFL decide-se entre duas equipas habituadas a vencer. O desporto é apenas um dos ingredientes para um dos eventos mais mediáticos do ano

271 jogos e cinco meses depois, restam duas equipas na luta pelos anéis de campeão da NFL. Tudo se decide num dos eventos mais mediáticos do desporto mundial. A 60.ª edição do Super Bowl será protagonizada por duas equipas habituadas a vencer no século XXI, mas que atravessaram períodos de reconstrução na antecâmara desta temporada.

A BOLA conta-lhe tudo o que precisa de saber sobre um evento global que combina futebol americano, música e... muita publicidade. 

Data e hora

O Super Bowl é disputado este domingo a partir das 23h30, hora de Portugal Continental. A hora marcada, ainda assim, serve como referência para o início da transmissão e não para o pontapé de saída que, habitualmente, ocorre cerca de dez minutos depois. 

Localização

O Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia será o palco da 60.ª edição do Super Bowl. O recinto inaugurado em 2014 vai receber seis jogos do Mundial 2026. O estádio com capacidade para 68.500 espectadores é a casa dos San Francisco 49ers... rival de um dos finalistas. Os Seattle Seahawks podem conquistar o título no recinto do rival, depois de terem eliminá-lo na ronda divisional dos play-offs. Os finalistas encontram-se na Califórnia desde o fim-de-semana passado para preparar o jogo decisivo e participar em nas habituais iniciativas mediáticas na antecâmara do Super Bowl.

O Levi's Stadium, casa dos San Francisco 49ers - Foto: IMAGO

Duração

Teoricamente, uma partida de futebol americano profissional é composta por quatro quartos de 15 minutos, separados por períodos de descanso de dois minutos, exceto ao intervalo. O relógio para, ainda assim, quando a bola sai das quatro linhas, um dos treinadores pede um desconto de tempo, um passe não encontra destinatário ou faltam dois minutos para o final da partida. Desta forma, a duração teórica de uma hora transforma-se em cerca de três.

No Super Bowl os espectadores devem esperar uma noitada mais prolongada do que o habitual dado o alargamento do período de intervalo, entre o segundo e o terceiro quartos. O período habitualmente de 15 minutos para os jogadores reporem energias e os treinadores afinarem estratégias terá a duração de 25/30, dada o clássico espetáculo no centro do relvado. 

Os protagonistas

O Super Bowl será disputado entre os New England Patriots e os Seattle Seahawks, vencedores das conferências AFC e NFC, respetivamente. Ambas as equipas sabem o que é ganhar o troféu. Os Patriots venceram seis campeonatos em nove finais disputadas entre 2002 e 2019 enquanto os Seahawks conquistaram a prova uma vez em três participações no Super Bowl. A turma de Seattle perdeu a última final que disputou, a 1 de fevereiro de 2015... contra os Patriots. Malcom Butler foi o herói improvável ao intercetar um passe da estrela de Seattle, nos últimos segundos, à beira da redzone [zona de touchdown].

Caminho até ao Super Bowl

Os Seattle Seahawks dominaram a NFC do início ao fim da temporada. Os hawks terminaram a fase regular em 1.º lugar com 14 vitórias e apenas três derrotas e ficaram isentos na primeira ronda dos play-offs. Na fase a eliminar, Seattle começou por eliminar os San Francisco 49ers por 41-6, antes de ultrapassar os Los Angeles Rams (31-27).

Os Patriots também terminaram a fase regular com 14 vitórias e três derrotas, mas ficaram no segundo lugar da NFC. Nos play-offs, a defesa fez a diferença nos triunfos contra LA Chargers (16-3), Houston Texans (28-16) e Denver Broncos (10-7). 

A radiografia dos 'play-offs' -Foto: NFL

As estrelas

As defesas podem fazer a diferença no Levi's Stadium. Demarcus Lawrence, nos Seahawks, e Harold Landry III, nos Patriots, lideram estatisticamente duas unidades defensivas que não dão descanso aos quarterbacks adversários. Sam Darnold e Drake Maye, ainda assim, têm a capacidade e maturidade para virar o jogo a favor dos ataques de Seahawks e Patriots, respetivamente.

Darnold, de 28 anos, afirmou-se finalmente na liga, após sete temporadas a fintar o rótulo de flop e quarterback condenado ao fracasso. Do outro lado, Drake Maye, de 23, luta pelo MVP e pela conquista do título na segunda época na NFL. O sucesso de ambos os quarterbacks depende também do engenho dos principais recetores, Jaxon Smith-Njigba e Stefon Diggs, para vencer os duelos mais antecipados da noite, contra Christian Gonzalez e Devon Witherspoon, respetivamente.

Muitos recursos humanos envolvidos

 Cada equipa apresenta em campo ao mesmo tempo 11 jogadores, tal como no futebol ao que os adeptos portugueses estão mais familiarizados. A identidade dos atletas, ainda assim, varia consoante o momento do jogo: cada treinador escala 11 jogadores quando está a atacar e outros 11 quando defende. Cada plantel é composto no máximo por 53 jogadores, que podem pertencer ao ataque, à defesa ou às equipas especiais, encarregues dos pontapés de saída, punts ou field goals.  

  A multiplicidade de posições e a profundidade de cada plantel justificam a maior extensão de cada equipa técnica. Cada treinador, tem o auxílio de três coordenadores, cujo trabalho se esgota num momento do jogo (ataque, defesa ou equipas especiais) e múltiplos treinadores. A equipa técnica dos Seahawks, encabeçada por Mike MacDonald, conta com 30 elementos, enquanto a dos Patriots, chefiada por Mike Vrabel, é composta por 25.  

Espetáculo de invervalo totalmente latino

Bad Bunny foi o artista escolhido para encabeçar o espetáculo do intervalo do Super Bowl em 2026. O músico porto-riquenho, que já esteve presente em 2020 como convidado de Jennifer Lopez e Shakira, sobe a palco para coroar um ano de sonho após o lançamento do álbum Debí Tirar Más Fotos.

O trabalho de Bad Bunny lançado em janeiro de 2025 foi galardoado com o Grammy de álbum do ano, no último sábado. O discurso do artista contra as políticas de imigração de Donald Trump e a ação do ICE aumenta a expectativa já existente quanto a possíveis mensagens de protesto incorporadas na atuação: «Não somos selvagens, não somos animais, não somos alienígenas, somos humanos e somos norte-americanos.» Além de Bad Bunny, a banda Green Day também vai atuar no Levi's Stadium. A banda, cujas músicas contêm mensagens frequentes contra o poder estabelecido, vai encabeçar a cerimónia de abertura. 

Ausência ruidosa de Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos não deve marcar presença na 60ª edição do Super Bowl, depois de ter assistido à final do ano anterior, em Nova Orleães. Trump justificou a decisão com o facto do local do duelo ficar «muito longe», mas criticou as escolhas musicais «ridículas e terríveis». «Tudo o que isso faz é semear o ódio», considerou, em declarações ao New York Post em janeiro. Donald Trump afasta-se de um dos eventos mais mediáticos do ano numa altura em que a contestação devido a ação do ICE no estado do Minnesota aumenta a cada dia que passa. É esperado que a agência de imigração norte-americana destaque agentes para as imediações do Levi’s Stadium.  

Um mundo chamado publicidade

Há quem espere ansiosamente para conhecer o vencedor do Super Bowl, existem pessoas que ligam a televisão só para assistir ao espetáculo no intervalo e até o lote de curiosos que esperam o dia inteiro... pela publicidade. As maiores marcas lutam por segundos num dos períodos de maior audiência do ano, realizando anúncios protagonizados, por vezes, pelas maiores estrelas do mundo do desporto e do espetáculo. Certos anúncios são tão antecipados que até têm direito a... trailers na antecâmara do Super Bowl. De acordo com a imprensa norte-americana, ter direito a transmitir anúncio de 30 segundos durante o intervalo pode custar mais de nove milhões de euros.  

Tradições vitoriosas

No momento do triunfo, as tradições ainda são, na maioria, o que eram. Poucos segundos depois do resultado final ficar selado, o treinador vencedor tem direito a um banho de bebida energética por parte dos jogadores, é coroado o MVP da final que recebe o troféu Lombardi. O desfile na cidade vencedora, ainda assim, fica reservado para os dias seguintes.