Jutta Leerdam tinha conquistado a prata, há quatro anos, em Pequim, mas de Milão leva o ouro. IMAGO
Jutta Leerdam tinha conquistado a prata, há quatro anos, em Pequim, mas de Milão leva o ouro. IMAGO

'Sex symbol' dos Jogos de inverno conquista o ouro olímpico

A neerlandesa Jutta Leerdam venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos 2026 e contou com a presença do namorado, o pugilista Jake Paul, a sofrer nas bancadas

Jutta Leerdam conquistou a medalha de ouro nos 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão, estabelecendo um novo recorde olímpico. A sua compatriota, Femke Kok, garantiu a medalha de prata, completando uma dobradinha para os Países Baixos.

Galeria de imagens 29 Fotos

Visivelmente emocionada após a prova, Leerdam não conteve as lágrimas e a euforia. «Senti uma pressão imensa e ainda não consigo acreditar. Estou a tremer por todo o lado», confessou a atleta na sua primeira reação.

A pista de gelo nunca foi o limite para a paritnadora de velocidade Jutta Leerdam. Medalha de prata nos Jogos Pequim2022 e heptacampeã mundial, a influenciadora vive um momento único na carreira e, em termos pessoais, já que recentemente anunciou o noivado com o pugilista e também influencer Jake Paul, que está em Milão a acompanhar a namorada.

O pugilista Jake Paul nos JO2026

A nova campeã olímpica admitiu a dificuldade da prova, especialmente depois da excelente performance da compatriota. «Foi certamente difícil bater o tempo da Femke Kok», elogiou Leerdam. «Ela foi super-rápida, fez uma corrida incrível. Pensei: 'vou apenas fazer o que tenho a fazer e depois logo se vê. Assim, pelo menos, não me posso culpar de nada'», contou.

A estratégia resultou, com Leerdam a superar o tempo de Kok e a garantir o lugar mais alto do pódio. «Pensei: 'se sentir dor, tenho oitenta anos para recuperar. Tenho de dar tudo até à meta. Estar em tão boa forma no momento certo é algo que ainda me surpreende», acrescentou, radiante.

«São lágrimas de alívio. Senti tanta pressão... E, de repente, apercebo-me de que tenho a medalha de ouro», desabafou. A atleta aproveitou ainda para agradecer a todo o seu círculo de apoio, incluindo a equipa técnica liderada por Kosta Poltavets, a família, as amigas e o noivo, Jake Paul, que também se mostrou emocionado com a conquista.

Jutta Leerdam e Jake Paul quando ficaram noivos

«Diz-se e escreve-se tanta coisa, muitas delas tiradas do nada. Mas estou tão feliz. Como se pode ver, se seguirmos o nosso coração, podemos acabar com uma medalha de ouro olímpica», concluiu Leerdam.