Ruben Amorim no banco do Manchester United
Ruben Amorim no banco do Manchester United - Foto: IMAGO

Cortar Ruben Amorim dá corte de cabelo?

'Para lá da linha' é uma opinião semanal

É unânime dizer que a Premier League é o campeonato mais competitivo: todas as semanas há dérbis, clássicos, qualquer um pode ganhar a outro, o que dá cabo dos planos de toda a gente na hora de fazer a Fantasy League. Também torna mais difícil a tarefa do adepto Frank Ilett, que está há quase um ano sem cortar o cabelo (desde 4 de outubro) depois de se ter metido numa aposta que não parecia muito difícil: só voltaria ao barbeiro quando o Manchester United ganhasse cinco jogos seguidos. São 358 dias de cabelo.

Lá para comprovar a imprevisibilidade está Ruben Amorim, que numa semana ganha ao Chelsea e na outra perde com o Brentford – um é campeão do mundo de clubes, o outro está acima do United na classificação.

Também era unânime apreciar o quanto havia cabeça fria em Inglaterra e os treinadores se aguentavam nos clubes anos e anos. A abertura à Europa levou jogadores e treinadores de outras latitudes, mas também a velocidade com que se estala o chicote quando as coisas começam a correr um pouco mal - já esta época, Nuno Espírito Santo e Graham Potter (que o português já foi substituir) foram demitidos de Nottingham Forest e West Ham. Que diabo, Ange Postecoglou não ficou no Tottenham depois de ter vencido a Liga Europa.

Este sábado Amorim teve de pensar em mais coisas para dizer depois da derrota com o Brentford e foi mais uma vez direto: «Nunca estou preocupado com o meu trabalho, não sou esse tipo de pessoa. Não é uma decisão minha. Farei o meu melhor a cada minuto que estiver aqui, estou sempre confiante no que fazer», assegurou Amorim. Gosto que tenha este tipo de segurança e não tenha problema em dizê-lo.

Ele já tem tanto que o preocupe, que mais vale esta não ser uma dessas coisas: em sete jogos esta época, venceu dois; na época passada, em 42 venceu 17. Duas vitórias seguidas na Premier são uma miragem. Tem 34 pontos em 33 jogos. E mesmo assim mantém a confiança da Direção. «O bilionário Jim Ratcliffe acredita que Amorim merece tempo para trabalhar com os seus jogadores depois de o United ter gastado 259 milhões de euros em reforços este verão.»

Os bilionários podem dar-se ao luxo de esperar, já o desgraçado cabeludo que sábado voltou à estaca zero, contando já com 400 mil seguidores nas redes sociais com ele compadecidos, não sei por quanto tempo mais vai ter essa paciência. Mas até é bem provável que a saída de Amorim não o coloque mais perto da franja aparada.

Os próximos cinco jogos? Sunderland, Liverpool, Brighton, Nottingham Forest e Tottenham...