Andrea Stella, chefe da McLaren - Foto: IMAGO

Chefe da McLaren aponta Ferrari e Mercedes como favoritas para 2026

Andrea Stella satisfeito com o trabalho da própria equipa

O chefe da equipa McLaren, Andrea Stella, identificou a Ferrari e a Mercedes como as equipas que parecem estar mais bem preparadas para a nova temporada de Fórmula 1, com base nos dados iniciais dos testes de pré-época.

Após os primeiros ensaios no Bahrein, que se seguiram a um shakedown privado em Barcelona, as equipas de F1 acumularam quilometragem e dados importantes. A análise da McLaren sugere que, embora a Red Bull, a Ferrari e a Mercedes se mostrem «rápidas» e «muito bem equipadas», são as duas últimas que se destacam.

«Em termos de ritmo de corrida, posso confirmar que a Ferrari parece bastante competitiva», afirmou Stella. O responsável da McLaren detalhou que, em simulações de corrida, tanto Lewis Hamilton como Kimi Antonelli, da Mercedes, foram mais rápidos que Oscar Piastri, da McLaren. No entanto, sublinhou que a simulação de Charles Leclerc, da Ferrari, foi «bastante competitiva e ao mesmo nível».

Apesar das observações, Stella aconselhou cautela na interpretação dos resultados dos testes. «Convido todos a terem cuidado ao analisar demasiado o que vemos nos testes», alertou. «No entanto, as indicações iniciais do ponto de vista da competitividade, creio que se pode definitivamente colocar a Ferrari e a Mercedes no topo da lista, em termos daqueles que parecem estar prontos, em particular do ponto de vista do desempenho.»

No que toca à sua própria equipa, o chefe da McLaren mostrou-se satisfeito com o arranque dos trabalhos no Bahrein, destacando a fiabilidade e a quilometragem acumulada pelo novo MCL40, mas evitou fazer uma avaliação aprofundada do desempenho do monolugar nesta fase.

«Tenho de dizer que este teste foi extremamente positivo em termos da quilometragem que conseguimos alcançar – fiabilidade, funcionalidade», comentou. «Concluímos toda a lista de testes que tínhamos para validar o novo carro, que é um projeto completamente novo.»

Stella acrescentou ainda: «Há um ponto positivo no trabalho que conseguimos fazer até agora. Os primeiros dias em Barcelona foram, sem dúvida, de muito trabalho para pôr o projeto a andar, mas depois disso, o terceiro dia em Barcelona e esta primeira parte dos testes no Bahrein são bastante positivos do ponto de vista da McLaren.»

As equipas de Fórmula 1 regressarão ao Circuito Internacional do Bahrein na quarta-feira para a segunda e última sessão de testes de pré-época de 2026.