Castelo de Torres Vedras em risco de desmoronamento
O Castelo de Torres Vedras está em risco de derrocar. A informação foi avançada por Sérgio Galvão, presidente da Câmara do munícipio, que referiu, em declarações à CNN Portugal, que está a ser realizado um sistema de drenagem e que algumas pessoas já foram retiradas de casa por precaução.
«Criámos uma equipa de geólogos que está a estudar e a monitorizar todo o sistema. A equipa aconselhou-nos a retirar uma série de árvores e o peso que a encosta tinha e a fazer um sistema de drenagem. Estão a avaliar as fissuras que a muralha tem», referiu o autarca. «Houve um desmoronamento do outro lado da encosta do castelo. Algumas pessoas tinham a casa em risco e foram deslocadas para casa de familiares. Privilegiamos a segurança», adicionou.
O mau tempo também levou ao cancelamento do carnaval de Torres Vedras. «Foi uma decisão muito difícil, a comunidade carnavalesca adora viver o nosso carnaval», referiu Sérgio Galvão, que avançou com uma estimativa de 16 milhões de euros de impacto económico em todo o comércio local. «Tivemos mais de 30 estradas, vias de saneamento e condutas de água completamente partidas. Ficou muita gente sem água, estradas completamente intransitáveis e o nosso concelho ficou incapaz de receber pessoas. Como privilegiamos a segurança, decidimos cancelar o carnaval. Não estávamos em condição de receber as cerca de meio milhão de pessoas que vêm à cidade de Torres Vedras durante o carnaval», concluiu.