O clube terá um novo estádio, com capacidade para 100 mil adeptos. Old Trafford sai de cena e o 'new' deverá estar de pé em 2031.

Manchester United tem planos megalómanos para o novo estádio

Jim Ratcliffe, líder máximo dos 'red devils', incumbiu o arquiteto Norman Foster como responsável pelo projeto

Norman Foster, um dos arquitetos mais conhecidos do mundo e responsável pela criação da nova casa do Manchester United, elogiou os impressionantes planos dos red devils para a construção de um estádio que terá um custo de 2 mil milhões de libras.

O novo recinto, com capacidade para 100.000 lugares, visa transformar a área circundante a Old Trafford. E a direção do clube afirma que o novo estádio reforçará o prestígio da equipa.

Norman Foster descreveu o projeto como a obra-prima da sua vida, sublinhando que o estádio terá um impacto fantástico no clube e na cidade de Manchester.

De acordo com os planos da Foster and Partners, a área circundante ao estádio receberá novas ruas, praças e bairros, que se ligarão organicamente ao coração de Manchester numa realidade diferente do comum.

«O Manchester United é diferente, por isso o seu estádio também será diferente… e, claro, melhor», explicou o arquiteto.

Old Trafford atual será demolido

A nova arena incluirá um enorme espaço público, que, segundo as notícias, será duas vezes maior que a Trafalgar Square em Londres.

E o Teatro dos Sonhos, casa do clube desde 1910, deverá ser demolido assim que o novo estádio estiver concluído.

Jim Ratcliffe: «A tarefa é criar o estádio mais icónico do mundo»

O investimento ocorre num dos períodos mais turbulentos da história do clube. A equipa de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot enfrente dificuldades em campo, a sua dívida excede mil milhões de libras, e Jim Ratcliffe está a implementar amplas medidas de corte de custos, desde o aumento dos preços dos bilhetes até à eliminação de subsídios de alimentação.

Segundo o dono do clube, sem estas mudanças, o clube «teria falido até ao Natal».

O objetivo do estádio é criar uma arena única e icónica. «A tarefa de Norman era construir o estádio de futebol mais icónico do mundo. Um estádio que qualquer pessoa no mundo associasse imediatamente ao Manchester United», concluiu Ratcliffe.