Gilberto Duarte - Foto: FC Porto
Gilberto Duarte - Foto: FC Porto

Gilberto Duarte de regresso ao FC Porto: «Já tinha muitas saudades de casa»

Lateral de volta 10 anos depois

O internacional português Gilberto Duarte está de volta à equipa de andebol do FC Porto, ao serviço do qual se sagrou heptacampeão nacional entre 2008 e 2015. O lateral de 35 anos regressa motivado para escrever «uma nova história» e promete «esforço, trabalho e motivação».

A viver «uma experiência fantástica» nestes primeiros dias, Duarte garante que «a vontade é sempre máxima» e que a sua «motivação está toda lá para começar a trabalhar a sério e ajudar a equipa a atingir os objetivos». O jogador sublinha que o foco é vencer «jogo a jogo, título a título», deixando o passado para trás. «O que está para trás é história, uma história muito bonita, mas agora temos de pensar no presente e no futuro», afirmou.

Com passagens por clubes como Wisla Plock, Barça, Montpellier, Goppingen, AIX e AEK, Gilberto Duarte considera-se um jogador diferente daquele que deixou o Dragão. «Nesta fase da minha carreira, a minha função numa equipa mudou. Foco-me mais no processo defensivo», explicou, acrescentando que as experiências no estrangeiro lhe deram acesso a «várias culturas desportivas» que o fizeram crescer e que serão «uma mais-valia».

O lateral foi uma peça fundamental na conquista de sete campeonatos consecutivos, um feito que recorda com carinho. «Marcaram-me todos, principalmente o último», confessou, admitindo que ter a oportunidade de voltar «é espetacular». A mentalidade vencedora, essa, foi forjada precisamente no clube. «Esses anos ajudaram-me bastante nos clubes que representei fora de Portugal com a mesma mentalidade de vencer e de lutar até ao fim», disse.

Neste regresso, Gilberto Duarte usará a camisola 90, o número que envergou em França e que representa a sua geração de 1990. A escolha simboliza o início de um novo capítulo. «Não é uma continuação, é uma nova história. Sou um novo jogador, então marca-se com um novo número. Mas a ambição é sempre a mesma», esclareceu.

Aos adeptos, o jogador agradeceu o carinho que sempre sentiu e deixou uma promessa: «Posso prometer esforço, trabalho e motivação até ao final. Sempre que entrar em campo é para dar 100%. No dia em que isso não acontecer, será o dia em que acabo a carreira».

O foco está totalmente no presente e no futuro, com a ambição de conquistar títulos e alcançar os objetivos do clube. A mentalidade é clara: abordar cada desafio de forma isolada, com o desejo de vencer o próximo jogo e, consequentemente, o próximo troféu.

«O objetivo será sempre jogar jogo a jogo, título a título. Queremos vencer o próximo jogo e vencer o próximo título. O objetivo é esse, dar o máximo possível para atingir os objetivos do Clube», afirmou, sublinhando a importância de olhar em frente. «O que está para trás é história, uma história muito bonita, mas agora temos de pensar no presente e no futuro.»

A nova etapa traz também um reencontro especial com Daymaro Salina, um momento que foi recebido com particular agrado.

«Já falei com ele sobre isso e é engraçado, porque eu já dei a volta ao mundo e ainda consigo encontrar pessoas que conheço bem e que são amigos para a vida. Fico muito contente por encontrá-lo aqui», partilhou.

A emoção do regresso a casa, no entanto, só deverá ser totalmente sentida no momento da estreia. «Só no primeiro jogo, quando entrar em casa, é que poderei conseguir pôr as palavras cá fora.»