Sporting quer subir cláusula de Gonçalo Inácio para 80 milhões
A subida da cláusula de rescisão de Gonçalo Inácio vai estar contemplada na renovação do contrato e o central de 24 anos já está ao corrente dessa intenção do Sporting. Com vínculo válido com os verdes e brancos até junho de 2027, o defesa vai ter durante a presente temporada a revisão contratual em cima da mesa, já foi informado pela administração leonina que o processo é para avançar e ficou a saber também de alguns pormenores relativos ao que os leões pretendem. O mercado, esse, mantém-se atento ao internacional português.
Primeiro Pedro Gonçalves, que já renovou até 2030, segue-se Franscisco Trincão (ver outra peça nesta página), Ousmane Diomande e Geny Catamo. Mas também Gonçalo Inácio, dossiê que os leões pretendem concluído no decurso da temporada.
Contrato revisto e aumentado, não apenas em anos — provavelmente também de 2027 para 2030, mais três, portanto — e em valor salarial mas também na cláusula de rescisão, que atualmente é de 60 milhões de euros. Será para subir aos 80 milhões, segundo patamar do plantel ,abaixo dos 100 milhões de euros onde atualmente apenas está Ioannidis — já la esteve Geovany Quenda, que entretanto vai rumar ao Chelsea na próxima época, clube que pagou 52 milhões de euros para o contratar e o deixou um ano emprestado em Alvalade, e também já lá esteve Viktor Gyokeres e Bruno Fernandes, o sueco saiu para o Arsenal este verão por valor que pode chegar aos 76 milhões, o segundo seguiu para o Manchester United em janeiro de 2020 por 55 milhões, que entretanto já chegaram aos €65 M mediante bónus por objetivos.
Gonçalo Inácio, que recentemente foi associado ao Barcelona e já em setembro, com o mercado da Arábia saudita a fechar, esteve na agenda do Al Ittihad, está no Sporting desde 2012/2013, quando chegou do Almada para os sub-12 leoninos, ainda futebol 7. Não mais saiu do clube até se estrear na equipa A em 2020/2021 pela mão do treinador Ruben Amorim e logo nessa época tornou-se campeão nacional. No dia 25 de agosto completou o 24.º aniversário e apesar da tenra idade tem já 224 jogos pelos leões em todas as provas. Só João Moutinho atingiu, com a mesma idade, mais jogos pelos verdes e brancos: 251. Já é três vezes campeão nacional pelos de Alvalade e tem lugar cativo nas convocatórias de Roberto Martínez para a Seleção Nacional.
O processo de renovação vai entrar em marcha e o central vai avaliá-lo, até porque sabe que o mercado mantém-se atento, com a Arábia de olho, bem como clubes da Europa, tendo sido também já associado a alemães e ingleses, Dortmund e Manchester United.
Gonçalo Inácio, que esteve ao serviço da Seleção Nacional na última data FIFA, jogou apenas 45’ no 1-0 com a Rep. Irlanda e foi dispensado do encontro com a Hungria (2-2) por ter feito um traumatismo nos gémeos. Nada de grave, porém, tendo já sido reintegrado nos trabalhos dos leões e sem limitações. Ainda assim sob vigilância e deve ser poupado, pelo menos à titularidade, no jogo da Taça de Portugal com o Paços de Ferreira — amanhã às 20h15 — , de olhos postos na receção ao Marselha na 3.ª jornada da Champions, quarta em Alvalade.
Processo Trincão está de volta
Renovação em curso é a de Trincão. O processo tinha parado mas entretanto vai ser retomado, pois trata-se de um dossiê pela administração do Sporting considerado urgente. As negociações, porém, vão ter de passar naturalmente pela questão salarial, com o estatuto do jogador a convidar os verdes e brancos a colocá-lo no topo da hierarquia salarial do plantel, algo que ganhará forma e que está nas intenções leoninas. Além disso, o prolongamento do vínculo do camisola 17 deve contemplar mais três anos, de 2027 para 2030, como acontece com Gonçalo Inácio, e com a cláusula de rescisão a poder passar dos atuais 80 milhões de euros para os 100 milhões.
Trincão, recorde-se, viu recentemente o Sporting investir mais €11 milhões, para um total de 18 milhões, para adquirir os 50% do passe do jogador que ainda pertenciam ao Barcelona, de onde chegou em 2022 por empréstimo, com taxa de 3 milhões, e que por 7 milhões os leões compraram os primeiros 50% do passe em 2023.
Artigos Relacionados: