Anticiclone dos Açores, onde estás?
Quando eu era mais nova, havia apenas inverno e verão, primavera e outono. Todos sabíamos o que vestir em cada altura e o que esperar do céu. Chovia no inverno, estava calor no verão. Embora alguns ainda não acreditem nas alterações climáticas – e o presidente da maior potência do mundo questione, num dia frio, onde é que está o aquecimento global - é fácil perceber que quase deixámos de ter primavera e quando finalmente passa o calor as mulheres passam de sandálias para botas de um dia para outro – observo isso em qualquer viagem em transportes públicos, onde por vezes acontece tudo ao mesmo tempo.
O mês de janeiro trouxe um inverno 'mais invernoso', e muitos de nós passaram a saber que os institutos de meteorologia se reúnem para dar nomes às tempestades, alternando a parentalidade e nomes femininos e masculinos.
Assim, primeiro veio Ingrid, depois Joseph, Kristin e Leonardo – esta depressão nomeada pelo IPMA dos Açores - e no fim de semana calhou Marta. Ainda falta Nils, Oriana, Pedro, por aí fora... e vamos ter mais uma semana de chuva pela frente. O Anticiclone dos Açores, centro de altas pressões atmosféricas que costuma estar perto do arquipélago, ‘migrou’ mais para sul, o que deixou aberta para Portugal e o Sul da Europa uma via para as depressões que se geram no Atlântico Norte, e que normalmente bloqueia.
Deve ser por isso que as pessoas andam irrascíveis no trânsito e porque é que eu tenho ainda menos paciência por quem estaciona em segunda fila; que nas redes sociais, as páginas de meteorologistas amadores discutem entre si; porque José Mourinho a verbalizar o que gostaria de ver acontecer no clássico entre o FC Porto e o Sporting - «diria que era melhor para nós que o primeiro classificado perdesse» -, causou estranheza a alguns («então está a torcer pelo Sporting?»), embora seja um puro exercício prático.
Enquanto muitos portugueses fazem contas quanto ao dinheiro que vão investir em obras, seja para reconstrução total de casas ou mudar telhas que voaram, outro tipo de contas se começaram a fazer na Liga, pelo que é natural que o treinador do Benfica esteja bem atento. Convido o Anticiclone dos Açores a vir ver também.