Sinner sem conseguir andar desiste do Masters 1000 de Xangai

Tenista italiano não conseguiu lidar com as cãibras e foi forçado a desistir

Jannik Sinner foi forçado a desistir este domingo nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, perante Tallon Griekspoor. O número 2 mundial, campeão em título, não conseguiu resistir às cãibras intensas que o afetaram no terceiro set e acabou por abandonar o encontro, quando o marcador assinalava 6-7 (3), 7-5 e 3-2 para o holandês.

O italiano de 24 anos, visivelmente debilitado pelas condições extremas de calor e humidade, tentou de todas as formas manter-se em court. Chegou a utilizar a raquete como apoio para caminhar e precisou da ajuda do fisioterapeuta para se deslocar até ao banco, perante um público em silêncio e um adversário preocupado com o seu estado físico.

Sinner já tinha dado sinais de dificuldades no início do set decisivo, servindo com grande sofrimento e incapaz de se deslocar com normalidade. Após perder o serviço em branco, a dor tornou-se insuportável e a equipa médica interveio, mas o italiano acabou por tomar a difícil decisão de abandonar.

Jannik Sinner

A saída precoce impede-o de defender os pontos do título conquistado no ano passado frente a Novak Djokovic, que vê assim o caminho para a final teoricamente facilitado. No ranking, Sinner mantém os 10.000 pontos, ficando mais distante de Carlos Alcaraz (11.340), que optou por não participar em Xangai.

Trata-se de uma estatística dura para o transalpino, ao tornar-se o primeiro campeão em título, desde a criação do formato Masters 1000, a abandonar consecutivamente dois torneios nesta condição, depois de já ter desistido em Cincinnati, frente a Alcaraz.

Carlos Alcaraz reconforta Jannik Sinner depois deste ter desistido Fotografia Imago