Morata não tem sido feliz em Itália
Morata não tem sido feliz em Itália - Foto: IMAGO

O que se passa com Morata? Crise de golos e Mundial em risco

Avançado espanhol marcou apenas uma vez ao serviço do Como esta época

Com apenas um golo marcado em 17 jogos pelo Como, Álvaro Morata atravessa um momento de forma delicado que ameaça a sua presença na seleção de Espanha para o Mundial 2026. O jogador de 33 anos, campeão europeu em 2024, está a ser ofuscado pelo seu concorrente direto na equipa italiana e não é convocado por La Roja desde setembro.

Apesar de o Como ocupar um surpreendente sexto lugar na Serie A, a cinco pontos dos lugares de acesso à UEFA Champions League e com um jogo a menos, o desempenho individual de Morata está longe de impressionar. O seu único golo foi apontado a 27 de janeiro, contra a Fiorentina, para a Taça de Itália. Em contraste, o colega de equipa Anastasios Douvikas já soma 11 golos em 26 partidas.

Recorde-se que Morata, com um currículo que inclui passagens por Real Madrid, Juventus, Chelsea, Atlético de Madrid e Milan, chegou ao Como no verão, por empréstimo dos milaneses, com uma cláusula de compra obrigatória de 9 milhões de euros. A transferência reuniu-o com Cesc Fàbregas, seu antigo colega na seleção e atual treinador do conjunto transalpino.

Na sua chegada, o avançado mostrou-se entusiasmado com o projeto. «Estou muito feliz por ter chegado a Como. No ano passado, ao jogar contra eles, pude apreciar a equipa e o projeto. Vê-se que há muita ambição. Prometo aos adeptos e ao clube que me darei a 200% em cada treino e em cada jogo», afirmou na altura.

Apesar da seca de golos, Morata conta com a defesa pública do seu treinador. Já em novembro, Fàbregas desvalorizava a falta de eficácia do seu pupilo. «Infelizmente, ele não marca, mas o futebol é assim. Morata está nas manchetes, é um jogador importante. É o que lhe digo: no dia em que as pessoas deixarem de falar de ti, é aí que deves começar a preocupar-te», afirmou, recordando o exemplo de Thierry Henry no Arsenal. «Estaria mais preocupado se ele não tivesse tido oportunidades de marcar em todos os jogos. Calma!», acrescentou Fàbregas.

A carreira de Morata tem sido marcada por alguma irregularidade. Após sagrar-se campeão europeu com a Espanha em 2024, transferiu-se para o Milan, onde marcou apenas seis golos em 25 jogos. Acabou por ser emprestado ao Galatasaray, na Turquia, onde apontou sete golos em 16 encontros, antes de rumar ao Como.

Contudo, o apoio do seu treinador pode não ser suficiente. O avançado falhou as duas últimas convocatórias da seleção espanhola e o seu último jogo pela Espanha remonta a 7 de setembro, numa goleada por 6-0 sobre a Turquia. A quatro meses do Mundial, a sua chamada está longe de ser um dado adquirido.