Países Baixos goleiam Finlândia e Escócia ameaça Dinamarca
Os Países Baixos confirmaram este domingo a superioridade no Grupo G da qualificação para o Mundial 2026, ao vencerem de forma categórica a Finlândia por 4-0, em Amesterdão. A equipa de Ronald Koeman entrou determinada e resolveu praticamente o encontro ainda na primeira parte, num autêntico recital ofensivo.
Logo aos 8 minutos, Donyell Malen abriu o marcador após assistência de Memphis Depay, que esteve em grande destaque. O avançado do Corinthians - o melhor marcador de sempre da seleção neerlandesa - somou duas assistências e ainda marcou o terceiro golo da partida, de penálti, aos 38', depois de Virgil van Dijk ter ampliado para 2-0 aos 17 minutos, também após passe de Depay.
van Dijk mergulhou para o 2-0 🥽#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #PaísesBaixos #Finlândia pic.twitter.com/MIDXTqOIqB
— sport tv (@sporttvportugal) October 12, 2025
A segunda parte serviu essencialmente para gerir o ritmo, embora os neerlandeses tenham continuado a pressionar e a criar perigo. Koeman fez várias substituições, dando minutos a jogadores como Weghorst, Van Hecke, Aké e Xavi Simons, que acabaria por participar no último golo: aos 84 minutos, Cody Gakpo fez o 4-0 final, com assistência de Simons, coroando uma exibição sólida e dominante da laranja.
Gakpo fechou as contas do encontro com este míssil 😮💨#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #PaísesBaixos #Finlândia pic.twitter.com/TwN5GOJtW9
— sport tv (@sporttvportugal) October 12, 2025
Do lado da Finlândia, a reação foi praticamente inexistente. A equipa visitante teve enormes dificuldades em travar o jogo dos Países Baixos e só conseguiu equilibrar ligeiramente o encontro após as substituições na segunda parte, sem, no entanto, criar verdadeiras oportunidades de golo.
Com esta vitória, os Países Baixos reforçam a liderança no grupo, com 16 pontos, e dão mais um passo firme rumo ao Mundial 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. Já a Finlândia, no terceiro lugar da classificação, ainda mantém a esperança de conseguir um lugar no play-off.
Escócia assalta a liderança
Já no Grupo C, a Escócia ultrapassou a Dinamarca na primeira posição, depois de vencer a Bielorússia, por 2-0.
Che Adams fez o primeiro da partida (15'), com a estrela da companhia escocesa, Scott McTominay, a fechar as contas já na reta final (84').
Com este triunfo, a Escócia passa a somar 10 pontos, mais três que os dinamarqueses, que, no entanto, têm um jogo a menos e poderão responder já esta noite, no duelo com a Grécia (19h45, hora de Lisboa).