Apuramento para Euro e Mundial como na Champions? UEFA está a trabalhar nisso
Presente no Portugal Football Summit na última semana, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, admitiu a possibilidade de reformulação das qualificações para o Europeu e para o Mundial.
Afastando a possibilidade de mexer na fase final do Europeu, reconheceu, porém, que o interesse dos adeptos nos apuramentos é diminuto. «Estamos a pensar tornar as qualificações mais interessantes, mas sem mais jogos, que não há datas para isso», afirmou.
A frase não veio do nada. Segundo o New York Times, a UEFA reuniu os secretários gerais de todas as federações há duas semanas, em Málaga, e criou um grupo de trabalho precisamente para estudar eventual reformulação dos apuramentos.
A possibilidade mais forte em cima da mesa é a adoção de um sistema similar ao que foi introduzido na UEFA Champions League: acabar com os grupos, ter jogos em casa e fora com adversários diferentes (em princípio três em casa e três fora) e fazer uma classificação única.
Com isso, seria possível haver mais incerteza em relação às qualificações e ter jogos entre as principais seleções, ao mesmo tempo que as mais pequenas continuariam a ter hipótese de competir com as maiores.
A alternativa será usar a Liga das Nações no sistema de qualificações, como já acontece no futebol feminino (e em parte no masculino, mas apenas valendo lugares no play-off) — sempre com o princípio de não fechar a ninguém a possibilidade de apuramento. «O sonho de qualificação, de bater os grandes, tem de ser para todos», reforçou Ceferin, também na convenção realizada na Cidade do Futebol.