Noronha Lopes: «Mourinho? Quem for o treinador do Benfica no dia 26 será o meu treinador»
João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, esteve esta quarta-feira na SIC a analisar a atual conjuntura dos encarnados, marcada pelo despedimento do treinador Bruno Lage, após a derrota com o Qarabag (2-3) na estreia na fase de liga da UEFA Champions League.
O candidato foi questionado sobre como, se for eleito, lidará com a eventual presença de José Mourinho no banco.
«Serei presidente a 26 de outubro com sentido de responsabilidade para defender os interesses do Benfica. Quem for o treinador do Benfica será o meu treinador, com o meu projeto, a quem eu vou criar condições para ganhar. Já basta da instabilidade que é criada pela própria Direção. Comigo os benfiquistas podem contar com sentido de responsabilidade e bom senso.
E se for Mourinho? «Ninguém coloca em causa a sua qualidade, vou trabalhar com ele se ele for o treinador do Benfica», referiu no Primeiro Jornal.
Teme que seja um trunfo para Rui Costa? «Não é isso que me preocupa. O que me preocupa neste momento é criar todas as condições para que o Benfica ganhe e chegar ao dia 25 de Outubro, ganhar estas eleições e não prolongar mais aquilo que tem sido 20 anos de um pesadelo. Os benfitistas têm uma oportunidade única ao fim de 20 anos de mudar definitivamente, de virar a página. E não podem ser as pessoas que lá estão há 20 anos que vão virar a página», referiu.
Mas especulou-se que iria apresentar Ruben Amorim, está descartado? «Vou trabalhar com aquele que for o treinador no dia 26. E como eu vou ser presidente, há que ter sentido de responsabilidade e procurar criar as condições para o Benfica ganhar. Agora, quando me diz o que é que eu faria, aquilo que eu faria é ter um projeto desportivo, que é aquilo que não existe. Já apresentei o meu projeto desportivo aos sócios do Benfica, fui o único candidato que apresentei um projeto desportivo. Com as pessoas, com a organização, com a filosofia, com nomes. Porque as pessoas têm que ter a coragem de apresentar os projetos e as pessoas que estão comigo também têm a coragem de dar a cara. O que estou a fazer há vários meses é trabalhar num projeto desportivo, num projeto financeiro, num projeto de marketing, num projeto associativo para nós nos aproximarmos dos sócios. E aquilo que eu quero assegurar aos sócios do Benfica é que nós vamos ter uma mudança, mas com confiança. O Benfica não pode ter nem aventureiros, nem amadores.»
E quanto a Bernardo Silva? «Tenho um contrato para apresentar ao Bernardo Silva. É um grande jogador, é um dos melhores médios de futebol mundial. Mas, além disso, é alguém que traz com ele a mística, a entrega, a garra. E é um benfitista como nós, que sofre como nós e que vive o Benfica como nós. E, portanto, será sempre alguém que simboliza aquilo que os benfitistas gostam de ver nos jogadores de futebol.»
Artigos Relacionados: