Rio Mondego galga dique na zona da A1
O rio Mondego galgou um dique por baixo da A1, na zona dos Cavalos, em Coimbra, e obrigou ao corte da autoestrada nos dois sentidos. A forte pluviosidade provocou o colapso na margem direita, onde existe o Centro Hípico, propriedades agrícolas, um parque e o Centro de Treinos da Académica.
Os estudantes confirmaram, nas redes sociais, a inundação da academia do clube: «Com a consciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, para minorar as consequências, tomando as devidas precauções, informamos os nossos sócios, adeptos e simpatizantes, que a nossa academia está a ser afetada pela intempérie que tem assolado a região centro e a nossa cidade.»
A Académica explica que «os treinos estão cancelados e os atletas recolhidos noutro espaço». O clube informa ainda que só terá conhecimento da «real dimensão dos danos quando a meteorologia o permitir».
O caudal do Mondego invadiu a margem direita, no lado oposto ao qual já várias povoações foram evacuadas.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, alertou para o risco de colapso dos diques, na terça-feira. Face ao enorme risco de cheias, foi ordenada a retirada de cerca de 3 mil habitantes na região de Coimbra.