Aos 40 anos, Stan Wawrinka regressa ao top-100
Stan Wawrinka garantiu o tão desejado regresso ao top-100 do ranking ATP, após 18 meses de ausência, ao qualificar-se esta quarta-feira para os oitavos de final do ATP 500 de Roterdão. O tenista suíço, de 40 anos, venceu o neerlandês Thijs Boogard por 2-0, pelos parciais de 6-3 e 6-4.
A vitória sobre Boogard, que entrou no quadro principal à última hora devido à desistência de Alexander Vukic, assegura a Wawrinka a subida, para já, ao 97.º lugar da hierarquia mundial. Caso vença o próximo encontro, o antigo número 3 do mundo poderá ascender até à 86.ª posição.
Nos oitavos de final, o tricampeão de torneios do Grand Slam terá pela frente o australiano Alex de Minaur, primeiro cabeça de série da prova, pelo que a tarefa é complicada.
Este resultado surge naquela que será a última temporada de Wawrinka como profissional. O veterano tem alcançado bons desempenhos em 2024, como a chegada à terceira ronda do Open da Austrália, no qual foi eliminado por Taylor Fritz, e aos oitavos de final em Montpellier, em que perdeu para o eventual campeão, Felix Auger-Aliassime.
Numa entrevista recente ao «Univers Tennis», o suíço partilhou os seus objetivos para a época de despedida. «Gostaria muito de voltar a subir posições no ranking e terminar entre os 100 melhores no final do ano. Para mim, terminar a carreira em boa forma e competitivo é o meu verdadeiro objetivo», afirmou. «Ter uma ideia clara é um pouco mais complicado porque há muitos torneios e depende da classificação, assim como dos convites. Mas o desejo de jogar uma temporada mais ou menos completa está, sem dúvida, aí», acrescentou Wawrinka.