Sporting já escolheu (surpreendente) alternativa a Suárez para o Famalicão
Será (mais) um dos grandes desafios de Rui Borges nesta temporada. Neste caso, porém, um desafio mais exigente. E que obriga, por certo, a uma capacidade de reinvenção bem mais complexa. Até porque nunca seria tarefa fácil em encontrar uma alternativa aquela que é uma das principais figuras da temporada: Luís Suárez.
Diante do Famalicão, domingo, em Alvalade, será a primeira vez que Rui Borges terá de ir a jogo sem a sua principal referência ofensiva, autor de 26 golos em 35 jogos oficiais em 2025/2026. O atacante colombiano até já falhou um jogo oficial — diante do Alverca, na Taça da Liga — mas por opção, uma vez que Ioannidis, a outra alternativa ofensiva estava preparado e nas melhores condições físicas para ser solução. Desta vez, com minhotos, não haverá Suárez - que completou uma série de cinco cartões amarelos no Dragão - e também... Ioannidis ainda está na fase final de recuperação a lesão. Pois bem, com não existe uma terceira alternativa, desta vez Rui Borges terá de encontrar uma outra alternativa dentro do plantel.
Uma solução de recurso que, de resto, está a ser ensaiada nas últimas semanas. E que até esteve para ser lançada, tal como A BOLA adiantou na altura, na recente partida com o Aves SAD dos quartos de final da Taça de Portugal. Falamos de Souleymane Faye, extremo senegalês, contratado nesta última janela de mercado, que, nesta altura, ao que foi possível apurar, está mesmo na linha da frente para ocupar a vaga deixada pelo goleador colombiano.
AS RAZÕES PARA A ESCOLHA
Existem vários pontos que justificam esta escolha no reforço senegalês contratado no último mês aos espanhóis do Granada. A primeira diz respeito às suas caraterísticas: Faye tem como principal arma, argumento de peso, a sua velocidade e capacidade para oferecer profundidade na linha mais avançada. É certo que ainda está longe de estar identificado com as rotinas ofensivas da equipa – somou apenas três aparições com a equipa – mas também a forma como o adversário encara os seus jogos, o Famalicão é uma equipa que tem como ADN jogar o jogo pelo jogo, sem linhas mais recuadas, potencia as qualidades do senegalês.
RAFAEL NEL À ESPREITA NO BANCO
Se Faye surge como principal solução de recurso para entrar no onze diante do Famalicão, Rui Borges terá um plano B no banco de suplentes. Falamos de Rafael Nel, melhor marcador da equipa B – soma seis golos em 18 jogos no conjunto secundário - que será a opção a lançar durante a partida. O jovem atacante, de apenas 20 anos, foi ‘promovido’ aos trabalhos da equipa principal aquando da saída de Rodrigo Ribeiro – rumou aos alemães do Ausburg – e espreita uma oportunidade para se mostrar. Ele que soma um jogo pela equipa principal, em 2023/2024, quando jogou seis minutos no playoff da Liga Europa, na Suíça, diante dos Young Boys (3-1).