Mourinho só perdeu uma vez na Luz: a última
O Estádio da Luz é sinónimo de alegrias para José Mourinho. Foi lá que iniciou a carreira de treinador principal, ao serviço do Benfica, em 2000 (o primeiro jogo, na verdade, foi fora, com o Boavista), um percurso curto mas com um grande momento alto. Em jogos oficiais, voltou lá mais quatro vezes, duas ao serviço do FC Porto, uma com o Manchester United e uma com Fenerbahçe. E só perdeu nessa última, em agosto.
Na verdade, Mourinho já jogou em dois estádios da Luz. Em 2000, ainda estava de pé o antigo recinto, onde começou por empatar com o Halmstads, da Suécia, a dois golos, resultado que significaria a eliminação da Taça UEFA, depois de derrota na primeira mão, por 1-2, ainda com Jupp Heynckes no banco.
Seguiram-se cinco encontros para o campeonato: 2-2 com o SC Braga, 1-0 com o Belenenses, 2-0 com o Campomaiorense, 2-1 com o Farense e 3-0 com o Sporting, após o qual entraria em conflito com Manuel Vilarinho, pedindo renovação de contrato após o novo presidente, na campanha, ter prometido a contratação de Toni, o que acabaria por precipitar a saída dias depois.
Mourinho começou a época seguinte (2001/02) em Leiria e terminou-a no FC Porto, mas falhou as visitas à Luz, onde só voltou a marcar presença em abril de 2003: o FC Porto bateu o Benfica por 1-0. Na época seguinte, já no novo estádio, empate a um golo.
O regresso em jogos oficiais aconteceria apenas em 2017, com o Manchester United a vencer as águias de Rui Vitória por 1-0, na UEFA Champions League.
Finalmente, em 27 de agosto deste ano, o treinador voltou à Luz com o Fenerbahçe, para decidir o apuramento para a fase de liga da UEFA Champions League. Depois de empate na Turquia na primeira mão do play-off, chegou então a primeira derrota (0-1) no estádio talismã, que ditou a eliminação do Fenerbahçe.
Pelo Benfica, são 6 jogos oficiais, 4 vitórias e 2 empates; contra o Benfica, 4 jogos, 2 triunfos, 1 empate e 1 derrota. Derrotas na Luz antes do play-off da Champions deste ano? Só em jogos particulares: em 2012 com o Real Madrid (2-5!) e no fim de julho com o Fenerbahçe (2-3), na Eusébio Cup
Artigo originalmente publicado a 25 de agosto e atualizado a 17 de setembro