François Letexier expulsa José Mourinho — Foto: Miguel Nunes
François Letexier expulsa José Mourinho — Foto: Miguel Nunes

Mourinho muito criticado em Inglaterra: «O que disse foi repugnante»

Palavras do treinador do Benfica sobre o caso Prestianni-Vinícius Júnior geram polémica no Reino Unido

A reação de José Mourinho ao alegado caso de racismo no Estádio da Luz, no qual Prestianni terá chamado «macaco» a Vinícius Júnior, originaram uma onda de fortes críticas ao técnico do Benfica.

No programa de análise da Sky Sports, Jamie O'Hara não teve meias palavras e teceu duros comentários acerca do treinador, sublinhando que, na sua opinião, o brasileiro «não fez nada de mal» depois de assinar um grande golo.

«Penso que os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça. Criticou o Vinícius por festejar um golaço, que devia ser o centro das atenções. Foi uma celebração completamente normal, ele foi até à bandeirola de canto, desfrutou do momento e foi isso apenas. Foi amarelado por celebrar, o que também é vergonhoso», atirou o comentador.

«Depois foi abusado racialmente. José Mourinho dizer praticamente que ele estava a pedi-las é um ultraje e totalmente injusto. O Vini Jr. é criticado constantemente porque é abusado várias vezes. Não se pode dizer que ele é que provocou, porque ele é sempre o alvo. Penso que, depois de refletir, Mourinho vai arrepender-se destes comentários. Cometeu um erro grave», prosseguiu O'Hara.

«É uma contradição. Como é que José Mourinho pode falar de marcar um golo e ser respeitador, quando ele é um dos treinadores, a nível mundial, que celebra de forma mais efusiva grandes golos e grandes momentos? Já o vi correr de uma ponta à outra do campo a mandar calar os adeptos adversários. Vinícius não fez nada de mal», rematou.

Recorde-se que Mourinho afirmou, após a derrota dos encarnados (0-1) frente aos merengues: «Uma coisa é o que Vinícius diz, outra é o que Prestianni diz, coisas completamente diferentes. Disse a Vinícius, de modo independente, que quando um jogador faz um golo daqueles sai em ombros. Não se vai mexer com um estádio ou com o coração do estádio do adversário. Como se diz em Espanha, quem faz golos daqueles corta rabo e orelha e não acaba o jogo e ele acabou com o jogo.»