As duas pausas para assistência à centrocampista do Sporting retiraram fluidez ao jogo, que ainda não regista remates.
10': Substituição no Sporting, com a entrada de Brenda Pérez pela saída de Andreia Bravo.
9': Andreia Bravo volta a deitar-se no tapete sintético do recinto sueco - parecia ter recuperado numa primeira instância, mas o choque que sofreu, na zona lombar, impede-a de prosseguir em jogo.
5': partida parada para assistência a Andreia Bravo, capitã do Sporting.
Registam-se temperaturas negativas na capital sueca, mas tal não se revelará uma desvantagem para o Sporting visto que o encontro se realiza num estádio com cobertura.
Começa a partida!
As equipas já se perfilam no centro do terreno. Está prestes a começar!
Que comece mais uma noite europeia para as nossas Leoas 🤩 #HIFSCP #UWEC pic.twitter.com/7R8gCjT24D
— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) February 18, 2026
Árbitra: Maria Sole Caputi /Itália)
Árbitras assistentes: Stefania Signorelli (Itália) e Emily Carney (Inglaterra)
Quarta Árbitra: Maria Marotta (Itália)
Para esta verdadeira final, na qual apenas a vitória interessa às leoas, Micael Sequeira demonstrou total confiança no onze relativo à primeira mão, até porque continua sem contar com peças fulcrais como a defesa central Georgia Eaton-Collins e a médio internacional portuguesa Cláudia Neto, ambas titulares indiscutíveis.
No lado verde e branco, a temporada vai bem mais longa - em Estocolmo, o Sporting cumprirá o 25.º encontro oficial e ainda discute o título nacional - encontra-se no segundo lugar, a sete pontos do Benfica, líder isolado - e também a Taça da Liga, tendo já sido afastado da Taça de Portugal, pelo SC Braga.
As fases das duas equipas na presente temporada são também distintas - em função do rigor do Inverno na Suécia, o calendário do seu campeonato é cumprido tendo por base o ano civil e a 1.ª jornada da edição de 2026 terá lugar apenas em março e a época oficial começa precisamente no próximo fim de semana e ambos os encontros serão frente ao Rosengard, entre candidatos aos título nacionais do país.
Prevê-se um embate equilibrado entre duas equipas que aliam experiência competitiva e muita juventude, facilmente constatável no Sporting - a sua capitã para esta partida, Andreia Bravo, tem apenas 20 anos e no banco encontram-se juniores, uma delas sub-18, como Ana Laura Gonçalves, que ainda não efetuou a sua estreia na equipa principal.
Suplentes do Hammarby: Andersson, Olsson, Sprung, Janzen, Hannah Sjödahl, Athina Persson, Fanny Petersson, Nylén, Myrén e Doris Petz.
Suplentes do Sporting: Catarina Potra, Julia Wozniak, Rita Fontemanha, Brenda Pérez, Raphino, Carla Armengol, Samara Lino, Matilde Nave, Tânia Rodrigues, Ana Laura e Ana Tomaz.
SPORTING: Wellmann, Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry e Érica Cancelinha; Andreia Bravo (c), Daniela Arques, Flor Bonsegundo e Jeneva Hernández-Gray; Telma Encarnação e Carolina Santiago.
📋 Eis o 1️⃣1️⃣ 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 das Leoas para os quartos-de-final da @UEFAWEC 🦁 #VSCSCP pic.twitter.com/ZovfWqhPxF
— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) February 18, 2026
HAMMARBY: Loeck, Reidy, Bragstad, Alice Carlsson (c) e Gudrún Arnadóttir; Sørum, Vilma Koivisto e Emile Joramo; Stina Lennartsson, Hasund e Rehnberg.
Já há onzes!
Confiante, a comitiva verde e branca acredita na reviravolta e já se encontra na Arena Stockholm, onde dentro de pouco mais de uma hora irá realizar a partida.
🚍 A chegada das nossas Leoas ao palco desta noite 👋 #HIFSCP #UWEC pic.twitter.com/Fta1TtaxDI
— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) February 18, 2026
Logo após o Sporting ter sido derrotado em sua casa, a Academia Cristiano Ronaldo, o técnico Micael Sequeira salientou o equilíbrio registado na partida que se resolveu num pormenor e em favor do conjunto nórdico, considerando possível inverter papéis e vencer em reduto adversário e assim garantir a qualificação numa reviravolta europeia.
O melhor registo de uma equipa portuguesa pertence ao Benfica, que atingiu os quartos de final da Liga dos Campeões em 2023/24.
Uma eventual remontada na Suécia levará o Sporting a cumprir história - afastar o o Hammarby tornaria as leoas na equipa feminina portuguesa a chegar à fase mais adiantada de uma competição europeia de clubes e logo na primeira edição desta Europa Cup, a segunda competição da hierarquia.
A derrota caseira ante o conjunto sueco interrompeu uma série de sete jogos consecutivos sem perder para o Sporting que, desde então, não voltou a competir - o último fim de semana foi reservado para a disputa da primeira meia final da Taça da Liga, que qualificou o Torreense para o jogo decisivo no qual poderá defrontar... o Sporting, caso este leve a melhor sobre o Valadares Gaia, a 11 de março.
O Sporting encontra-se obrigado a vencer para seguir em frente na prova após ter sido derrotado em casa por este mesmo adversário (1-0). Antes, nos oitavos de final, afastou as escocesas do Glasgow City (4-2 no agregado), enquanto o Hammarby eliminou o Ajax, dos Países Baixos.
Boa tarde e seja bem-vindo ao acompanhamento ao minuto do duelo entre o Hammarby e o Sporting, pela segunda mão dos quartos de final da UEFA Europa Cup, e cujo início está agendado para as 18 horas para a Arena Stockholm, situada em Estocolmo, capital da Suécia.