Lazio prepara-se para trocar o Olímpico por um estádio... abandonado
A Lazio deu um passo decisivo para deixar o Estádio Olímpico de Roma e construir a sua própria casa. O clube italiano apresentou a documentação completa para a remodelação do Stadio Flaminio, um recinto abandonado desde 2011, num projeto avaliado em cerca de 445 milhões de euros.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, que confirmou a receção da proposta formal por parte do clube.
«Podemos dar também outra notícia: precisamente hoje a Lazio apresentou a documentação completa para dar início ao procedimento de realização do novo estádio, que agora deverá ser examinado. É um passo importante», afirmou Gualtieri.
O autarca descreveu a proposta como «um projeto belíssimo, que precisará de ser analisado em detalhe», mostrando-se satisfeito com o arranque do processo administrativo. Contudo, a entrega da documentação não significa o início imediato das obras.
O plano prevê um aumento da capacidade do estádio dos atuais 24 mil para 50 mil espetadores. Uma vez que o recinto está classificado como património, as bancadas existentes serão mantidas, mas elevadas através de uma estrutura de aço, que aumentará a altura de 17 para 40 metros. O projeto inclui ainda a revitalização de toda a área circundante.
Para financiar a obra, o emblema laziale irá contrair um empréstimo de 288 milhões de euros a pagar em 30 anos, complementado por um investimento próprio de 87 milhões de euros e um incentivo público de 25 milhões de euros.
Recorde-se que o Stadio Flaminio, que no passado acolheu importantes competições de râguebi, está sem utilização há mais de uma década. Com este projeto, a Lazio prepara-se para terminar a partilha do Estádio Olímpico com a sua rival, a Roma. A previsão é que a construção da nova arena demore três anos a ser concluída após o seu início.
Artigos Relacionados: