José Cabeça nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 (foto COP)

José Cabeça termina em 99.º nos 10 km de esqui de fundo

Prova foi conquistada pelo norueguês Johannes Klaebo, que igualou um recorde histórico de medalhas de ouro

O esquiador português José Cabeça concluiu a prova de 10 km em estilo livre dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026 na 99.ª posição, numa competição que consagrou o norueguês Johannes Klaebo, que igualou um recorde histórico de medalhas de ouro.

Na prova disputada em Tesero, Itália, José Cabeça completou o percurso em 27 minutos, ficando a 6:24,6 minutos do vencedor. Klaebo conquistou o ouro com um tempo de 20:36,2 minutos, superando o francês Mathis Desloges (prata) por 4,9 segundos e o seu compatriota Einar Hedegart (bronze) por 14 segundos.

Com esta vitória, Johannes Klaebo alcançou o seu terceiro título em Milão-Cortina 2026 e igualou o recorde de oito medalhas de ouro em Jogos de Inverno, um feito que partilha agora com os compatriotas Marit Bjoergen, Bjoern Daehlie e Ole Einar Bjoerndalen. O norueguês terá ainda a oportunidade de superar esta marca, uma vez que participará em mais uma prova individual e duas por equipas.

Para José Cabeça, de 29 anos, esta foi a segunda participação olímpica, depois da estreia em Pequim 2022. O atleta despede-se da competição sem atingir o objetivo de «alcançar o melhor resultado de Portugal no esqui de fundo por larga margem», conforme descrito no guia do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Recorde-se que, há quatro anos, Cabeça tinha sido 88.º nos 15 km clássicos. Na presente edição, o esquiador português já tinha terminado a qualificação de sprint clássico no 91.º lugar na passada terça-feira.

A representação portuguesa em Milão-Cortina2026 conta ainda com os irmãos Emeric Guerillot e Vanina Guerillot.