Johannes Klaebo voltou a subir ao lugar mais alto do pódio - Foto: IMAGO

'Phelps do inverno': norueguês iguala recorde de ouros nos JO... por agora

Johannes Klaebo conquistou a oitava medalha de ouro em Jogos Olímpicos

O esquiador de fundo norueguês Johannes Klaebo fez história ao conquistar a medalha de ouro na prova de 10 quilómetros estilo livre nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, igualando o recorde de oito títulos olímpicos detido por lendas do desporto norueguês.

Com esta vitória, Klaebo junta-se a um grupo de elite que inclui os seus compatriotas Marit Bjorgen e Bjorn Daehlie, também do esqui de fundo, e o biatleta Ole Einar Bjorndalen. No entanto, o atleta de 27 anos tem a oportunidade de se isolar como o norueguês com mais ouros de sempre, uma vez que ainda tem mais três provas agendadas nesta edição dos Jogos.

Na prova desta sexta-feira, Klaebo completou o percurso com o tempo de 20:36,2 minutos, superando o francês Mathis Desloges, que ficou com a prata (20:41,1), e o também norueguês Einar Hedegart, que garantiu o bronze (20:50,2). A prova contou ainda com a participação do português José Cabeça, que terminou na 99.ª posição com a marca de 27:08,03 minutos.

Este foi o terceiro ouro de Klaebo em Milão-Cortina, depois das vitórias no skyatlo e no sprint. O seu impressionante palmarés olímpico inclui ainda triunfos no sprint e sprint por equipas em 2022, e no sprint, estafeta e sprint por equipas nos Jogos de 2018.

Com o objetivo de superar o recorde, as atenções de Klaebo viram-se agora para as próximas provas: a estafeta de 4x7,5 quilómetros no domingo, o sprint por equipas na terça-feira e os 50 quilómetros de esqui de fundo no dia 21 de fevereiro.