Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense — FOTO: Catarina Morais/Kapta+
Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense — FOTO: Catarina Morais/Kapta+

Atlético Mineiro tem dois portugueses na mira para suceder a Sampaoli

Vasco Botelho da Costa e Artur Jorge apontados ao emblema de Minas Gerais

Após a demissão de Jorge Sampaoli, o Atlético Mineiro está no mercado à procura de um novo treinador e tem dois portugueses na mira: Vasco Botelho da Costa, atualmente no Moreirense, e Artur Jorge, um desejo antigo do clube brasileiro.

Segundo noticia a ESPN, o emblema de Minas Gerais já realizou uma consulta pelo técnico dos cónegos, de 36 anos, e a avaliação inicial terá sido positiva.

No entanto, a contratação de Botelho da Costa apresenta alguns obstáculos. O treinador tem contrato com o clube de Moreira de Cónegos até junho de 2027, protegido por uma cláusula de rescisão, o que exigiria uma negociação entre os clubes. Além disso, a parceria do Moreirense com o Bournemouth, clube inglês que segue atentamente o trabalho do técnico, pode complicar um eventual acordo.

Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense

Recorde-se que Vasco Botelho da Costa assumiu o seu primeiro cargo como treinador principal sénior em 2022/23, na União de Leiria, onde se sagrou campeão da Liga 3. Na época de 2024/25, conseguiu a promoção do Alverca à primeira divisão.

Outro nome muito bem avaliado internamente é o de Artur Jorge, de 54 anos. O técnico, que em 2024 conquistou a Taça Libertadores e o Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, é um sonho antigo do galo, mas a sua contratação é considerada financeiramente difícil.

Atualmente no Al Rayyan, do Qatar, Artur Jorge aufere um salário elevado e tem contrato válido até junho de 2027. A sua cláusula de rescisão está fixada em aproximadamente 5 milhões de euros.