Francisco Conceição e Spalletti
Francisco Conceição e Spalletti

Spalleti deixa conselho a Francisco Conceição: «Tem de aprender...»

Internacional português em dúvida para o jogo com a Lazio

Na antevisão ao jogo com a Lazio, para a 24.ª jornada da Serie A, Luciano Spalletti, treinador da Juventus, elogiou o jovem talento Kenan Yildiz, que renovou até 2030. O técnico, que se encontra em final de contrato, não quis alongar-se sobre a sua própria situação, mas aproveitou para definir o perfil de jogador que considera essencial para o clube. Na mesma conferência, o treinador revelou que Lloyd Kelly e Francisco Conceição continuam em dúvida.

«Uma das melhores qualidades de um treinador é conseguir que lhe comprem os futebolistas. São precisos jogadores fortes, com personalidade e de alto nível. Gente à altura da Juventus, para objetivos importantes», afirmou Spalletti, acrescentando: «O treinador pode esforçar-se, mas quem decide é quem está em campo. Se eu for o treinador no próximo ano, trabalharemos com a direção para fazer coisas importantes, não investimentos inúteis».

Sobre a continuidade do número dez, o treinador não poupou nos elogios. «A permanência de Kenan é um belo sinal para toda a Juventus. Yildiz é um líder de 20 anos e transmite força à equipa. Os campeões fazem brilhar e influenciam o coletivo», destacou. Spalletti descreveu ainda as qualidades do jogador: «Kenan tem aquela aceleração e aquele um contra um fulminante que te dão grandes vantagens para criar imediatamente algo importante. É um rapaz jovem, íntegro e solar, que brinca com todos».

Questionado sobre a sua própria renovação, o técnico foi evasivo. «A minha renovação depois da do Yildiz? Se eu conseguir merecê-la como o Kenan, talvez se torne possível. Estou em final de contrato, mas há jogos para disputar que podem fazer toda a gente mudar de opinião, e agora penso nisso».

Yildiz apto, Lloyd Kelly e Francisco Conceição em dúvida

Após um problema físico em Parma e de ter ficado no banco em Bérgamo, jogo que ditou a eliminação da Taça de Itália, Kenan Yildiz está de regresso e disponível para o encontro com a Lazio. No entanto, a utilização de Lloyd Kelly e Francisco Conceição continua incerta. «Yildiz está à disposição para o jogo de amanhã contra a Lazio, quanto a Francisco Conceição, veremos», informou o técnico, que também comentou a situação de Lloyd Kelly: «Decidirei amanhã. Falamos de um defesa fortíssimo, que ainda não explora todas as suas qualidades. Por exemplo, tem um pontapé de pé esquerdo que até lhe permitiria bater livres».

Spalletti abordou ainda o papel de outros jogadores, como Jonathan David e Weston McKennie, na dinâmica ofensiva da equipa. «Antigamente, o ponta de lança era o finalizador, agora é o ponto de partida. O avançado abre espaços para as entradas, como as que aproveitamos com McKennie», explicou. Já sobre Francisco Conceição, o treinador deixou um conselho: «Tem de crescer e aprender a distinguir uma bola que possa mudar a história de um jogo. A bola obedece primeiro à ideia e depois ao pé. O instinto nem sempre te dá a solução certa».

Alerta para a Lazio de Sarri

Depois da eliminação da Taça e com o dérbi no horizonte, Spalletti não quer surpresas frente à Lazio de Sarri. «Jogamos sempre contra o futuro, não nos podemos deixar influenciar pelo que temos pela frente. Temos de ter uma mentalidade forte, que não se quebre», avisou. O treinador da Juventus mostrou respeito pelo adversário: «Se deixarmos a bola à Lazio de Sarri, eles desenvolvem mais coisas. Cuidado com a Lazio de Maurizio, é mais forte do que a sua classificação atual indica».