João Nuno quer a 2.ª vitória em Guimarães: «Chegar lá e ter coragem para jogar»
O Estrela da Amadora pode alcançar, em Guimarães, amanhã (18 horas), algo inédito esta temporada: dois triunfos consecutivos. O emblema da Reboleira venceu, na jornada anterior, o Santa Clara (1-0), pelo que novo sucesso no reduto do Vitória, neste duelo da 22.ª jornada da Liga, comportará uma nova página na presente temporada.
A deslocação ao Minho promete ser de elevado grau de dificuldade, não só pela qualidade dos conquistadores, mas também pelo ambiente de enorme paixão que se faz sentir nos jogos no D. Afonso Henriques, mas João Nuno garante uma equipa preparada para derrubar todos os obstáculos com que se deparará.
«É sempre ótimo trabalhar sobre vitórias, ajuda bastante. Ainda para mais com a entrada de vários jogadores. Estamos muito motivados e preparados para defrontar o Vitória e fazer um grande jogo. Acreditamos que podemos fazer em Guimarães o que fizemos, por exemplo, em Famalicão. Cada treino é fundamental para os jogadores conhecerem as nossas ideias, os jogadores estão com a motivação em alta e sabemos que vamos ter um ótimo desafio, num palco que dá prazer jogar, é dos ambientes mais fascinantes da nossa Liga. Temos de chegar lá e ter coragem para jogar. Vamos defrontar uma excelente equipa, que ainda este ano venceu a Allianz Cup, e teremos de estar no nosso melhor. Gostamos destes desafios, são aqueles que motivam toda a gente. O ambiente que o Vitória tem sempre nos jogos em casa é muito forte, mas nós estamos preocupados em fazer a nossa parte. Se o jogo nos correr bem, acredito que isso pode ser um fator de motivação para nós. Sabemos como é difícil jogar em Guimarães, para todas as equipas e não só para o Estrela, mas também sabemos como, nestes últimos jogos, também é difícil para todos jogarem contra o Estrela. Portanto, vamos discutir o jogo. Estamos a cinco pontos do Vitória e queremos ficar a dois. É para aí que estamos a olhar neste momento», projetou o treinador dos tricolores, na conferência de Imprensa realizada ao início da tarde desta sexta-feira.
Jovane Cabral, nome consagrado do plantel dos estrelistas, decidiu o duelo com os açorianos, na ronda passada, e parece estar de volta à melhor forma. O internacional cabo-verdiano pode ser importante para o Estrela da Amadora na segunda metade da época e, com isso, alargar os horizontes com vistas para o Mundial do próximo ano. E se a SAD liderada por Paulo Lopo decidir renovar com o extremo, que está a terminar o vínculo com o clube, João Nuno assina por baixo: «Se gostava de continuar a contar com o Jovane uma vez que se encontra em final de contrato? A resposta é claramente sim. Está a fazer bem as coisas em termos de golos e números. Voltou agora de lesão, tem de melhorar muito a parte física, de reagir à perda da bola e ser mais agressivo, mas há várias coisas em que nós podemos melhorar com o Jovane. Mas, principalmente, queremos tê-lo em campo, é uma arma excelente na nossa parte ofensiva. Estou satisfeito com ele, sabe que tem um Mundial como objetivo e tem de fazer uma boa parte final de época. Tem de fazer golos e assistências para ajudar o Estrela e para se ajudar a si próprio a atingir um objetivo que eu acho que é muito importante na carreira.»
O duelo com os insulares ficou ainda marcado pela estreia a titular de Eddy Doué, um dos (muitos) reforços de inverno dos amadorenses, e o técnico gostou do que viu. «É um jogador que tem muita qualidade. Ainda tem pouco treino e pouca noção da nossa Liga, mas tem muita qualidade com bola. Dá-nos muita saída na primeira fase de construção e com o pouco tempo de trabalho que tem fez um jogo muito bem conseguido [Santa Clara]. Tem muito potencial, é jovem, e ainda muita coisa por melhorar. É assim o projeto do Estrela e acreditamos muito no que estamos a fazer com o Eddy, que tem o principal, a qualidade. Acho que isso vai ajudar bastante o Estrela, o próprio Eddy, e toda a gente», analisou.
A finalizar, o líder do balneário dos tricolores confirmou que tem jogadores de regresso e outros indisponíveis. Com destaque para o lado esquerdo da defesa, uma vez que Bruno Langa e Yahya Kalley - também eles duas caras novas no plantel - estão entregues ao departamento médico: «O Paulo [Moreira] está de regresso e o Moustier está convocado. No último jogo não foi titular, vamos ver como será o meio-campo. Temos Robinho, temos Paulo [Moreira], Moustier, [Jorge] Meireles, Jovane, Sola… Temos várias soluções e todos estão preparados. O Kevin [Jansson] está fora deste jogo, não vai viajar. Tínhamos esperança que estivesse disponível, mas não vai estar nos convocados. O Yahya [Kalley] também não está disponível, tal como o Bruno Langa. Estão ambos lesionados. Temos soluções dentro do plantel e vamos estar bem.»