Gigante africano começa a impor-se no emblema de Vila Nova - Foto: Famalicão
Gigante africano começa a impor-se no emblema de Vila Nova - Foto: Famalicão

Ibrahima Ba diz que Famalicão está pronto para o dérbi com o Vitória: «Trabalhámos arduamente»

Jovem defesa-central senegalês mostra-se confiante no triunfo diante dos vitorianos e conta com o apoio dos adeptos. A importância de ter passado pelos sub-23 e os ensinamentos que vai tendo dos jogadores mais experientes e também de um dos adjuntos que foi... central

Aí está mais um dos vários dérbis minhotos da temporada: no domingo, a partir das 15h30, o Famalicão recebe o Vitória de Guimarães, em partida referente à 9.ª jornada da Liga.

Na antecâmara da receção aos conquistadores, Ibrahima Ba foi o porta-voz dos famalicenses e confiança não falta ao jovem defesa-central senegalês.

O gigante (1,90 metros) africano mostra-se convicto de que os três pontos vão ficar em Vila Nova e dá a receita para que isso possa acontecer. Mesmo reconhecendo que do outro lado está um adversário de enorme qualidade, assume.

«Sabemos que não será um jogo fácil, mas esta semana trabalhámos arduamente e o objetivo é conquistar os três pontos. O Vitória não é um pequeno clube, é uma grande equipa, mas só nos interessa alcançar os pontos», começou por dizer, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais do Famalicão.

O ambiente no recinto dos azuis e brancos do Minho costuma ser sempre de enorme paixão famalicense e Ibrahima Ba reforça o pedido à massa associativa: «Pedimos aos adeptos para nos virem acompanhar. O resto iremos fazer em campo. Quero pedir-lhes o apoio que nos dão sempre. Estamos contentes porque quando jogamos fora também estão sempre connosco. Ficamos felizes e dá-nos força para ganhar, mesmo nos jogos mais difíceis. Continuem a encorajar-nos e a dar-nos força, no final ficarão felizes.»

Chegado a Famalicão na época passada, Ibrahima Ba começou por alinhar nos sub-23 (12 jogos, dois golos e uma assistência) e depois acabou por ficar em definitivo no plantel principal, onde participou em três encontros. Na presente temporada, o senegalês já contabiliza quatro aparições na equipa orientada por Hugo Oliveira e é um dos mais recentes casos de sucesso do elevador minhoto.

«Estou contente, porque na época passada tinha acabado de chegar. Não joguei muito pela equipa principal, fi-lo mais pelos sub-23. Treinei sempre com a equipa principal e joguei, sobretudo, pelos sub-23. Isso é bom, quando jogas podemos melhorar e evoluir. Se treinas bem, evoluis. Quando cheguei não tinha pressa para jogar na equipa principal, só tinha em mente evoluir diariamente, era esse o meu primeiro objetivo», confessou.

Sendo ainda bastante jovem, uma vez que tem apenas 20 anos, Ibrahima Ba assume ter consciência de que tem um longo caminho pela frente, mas o facto de ter muitos colegas e até um... treinador com quem pode contar é altamente valorizado pelo jogador: «Fico feliz por jogar com jogadores que têm mais experiência que eu porque ainda estou na fase inicial da carreira. O Léo [Realpe] e o Justin [de Haas] não são rivais. Somos todos irmãos e aprendo com eles. O Ricardo [treinador-adjunto e antigo defesa-central] ajuda-me sempre em termos de movimentos e a compreender o que o treinador pretende. Quando chegas à equipa não fazes o que queres, mas sim o que a equipa e o treinador te pedem.»