Sérvio está cumpre a terceira  temporada nos Raptors      Fotografia Imago
Sérvio está cumpre a terceira temporada nos Raptors Fotografia Imago

Rajakovic, primeiro treinador estrangeiro num All-Star, vai liderar o Mundo em LA

NBA optou pelo técnico sérvio para orientar a Equipa do Mundo no Jogos das Estrelas, composta por oito jogadores, quatro dos quais europeus. Os Raptors, único clube fora dos Estados Unidos na Liga, são também a formação melhor classificada das quatro orientadas por não americanos

Um dos quatro treinadores principais não americanos atualmente na NBA, a par do brasileiro Tiago Splitter (Blazers), do espanhol Jordi Fernández (Nets) e do finlandês Tuomas Lisalo (Grizzlies), o sérvio Darko Rajakovic (Raptors), de 46 anos, foi escolhido para orientar a Equipa do Mundo no All-Star Game de Los Angeles, a 15 de fevereiro.

O clube de Toronto, 4.º na Conferência Este, é o único que se encontra fora dos Estados Unidos na NBA e teve também a coincidência de ser aquele que está melhor classificado entre os que contam com técnicos estrangeiros.

Note-se que esta edição, a oitava que se disputa em LA se considerarmos que a cidade Inglewood, onde fica o Intuit Dome (Clippers) e o The Forum, onde antigamente actuavam os Lakers, fica na área metropolitana de Los Angeles, surge com novo formato e quatro embates de 12 minutos casa.

Haverá três seleções e a exclusivamente constituída por basquetebolistas internacionais terá de enfrentar duas compostas apenas por americanos, que serão orientados por Mitch Johnson (Spurs) e J.B. Bickerstaff (Pistons). Apesar dos Thunder liderarem o Oeste, Mark Daigneault não podia ser opção por não ser permitido aos técnicos repetir a honra em edições seguidas. Uma norma que foi implantada durante a dinastia dos Bulls liderada por Phil Jackson.

A divisão das restantes duas equipas será anunciada esta madrugada, mas Rajakovic já sabe que contará com o grego Giannis Antetokounmpo (Bucks), o esloveno Luka Doncic, o sérvio Nikola Jokic (Nuggets), o canadianos Shai Gilgeous-Alexander (Thunder) e Jamal Murray (Nuggets), Victor Wembanyama (Spurs), o israelita Deni Avdija (Blazers) e o camaronês Pascal Siakam (Pacers).

Apesar de não serem norte-americanos, o dominicano Karl-Anthony Towns (Knicks) e o jamaicano Norman Powell (Heat) foram colocados no lote de americanos por terem nascido nos Estados Unidos.

Há três temporadas nos Raptors, esta não será a primeira experiência All-Star de Darko Rajakovic já que em New Orleans-2014 era adjunto de Scott Brooks nos Thunder. Agora tornar-se-á igualmente no primeiro treinador não americano a liderar uma equipa no Jogo das Estrelas.