Lamine Yamal festeja o golo inaugural do encontro - Foto: IMAGO

Barcelona não repete os erros do Real Madrid e apura-se para as meias-finais

Sem poupanças frente ao Albacete, equipa do segundo escalão que foi o carrasco dos 'merengues' na Taça do Rei. Cancelo titular, mas Flick foi forçado a tirá-lo

O Albacete, que milita na segunda divisão, teve uma presença mais que notável nesta Taça do Rei, eliminou duas equipas da categoria principal, o Celta de Vigo e o Real Madrid, mas nestes quartos de final foi derrotado pelo Barcelona e, com enorme dignidade, disse adeus à competição.

No seu primeiro desafio como novo treinador do Real Madrid, Álvaro Arbeloa, na deslocação a Albacete, deixou em casa metade dos habituais titulares, uma imprudência que custou ao Real ter ficado fora da prova. Hansi Flick não caiu no mesmo erro, sem o lesionado Raphinha, apresentou uma formação que oferecia todas as garantias e na que incluiu a João Cancelo que, no lado direito, teve de defender os ataques do Albacete quase todos feitos por esse lado e dobrar a Lamine Yamal nas jogadas ofensivas.

Ao quarto de hora viu um cartão amarelo por uma entrada sobre Bernabéu, perto do intervalo esteve a ponto de ver a segunda por uma pisadela ao mesmo jogador, o árbitro perdoou mas não Flick que, ao descanso, deixou o internacional português no balneário, entrando Cubarsi para o seu lugar.

No primeiro tempo o Barça dominou mais, mas com um futebol espesso e demasiado previsível todas as suas jogadas de ataque morriam na bem organizada defesa dos locais que, sempre que podiam, procuravam responder no contra-ataque.

O único golo surgiu a cinco minutos do final e teve origem no único erro cometido pelo Albacete, que perdeu a bola quando queria sair para o ataque: Frankie de Jong mandou o esférico a Lamine Yamal que, na direita e com um remate bem colocado fez o golo que punha o Barcelona em vantagem que podia ter desaparecido numa boa oportunidade que teve a turma local para poder empatar, mas que Puerta não soube aproveitar.

O Barça começou a segunda parte com um ritmo mais agitado à procura do tento da tranquilidade que apareceu ao quarto de hora, obra de Araújo com um remate de cabeça à saída de um canto. Mesmo a perder por dois golos de diferença frente a um tão poderoso adversário, o Albacete nunca deixou de dar a cara, continuou a lutar com coragem e orgulho à procura do golo que lhe abrisse as esperanças de evitar a derrota.

Jefté, que fez dois golos ao Real Madrid, malogrou um par de boas oportunidades já perto do final marcou mas o tento foi anulado por fora de jogo, válido sim foi o que apontou o seu companheiro Moreno que diminuiu a diferença e criou uma certa incerteza no resultado e muita emoção. Ferran Torres chegou a marcar um novo golo para o Barça invalidado por fora de jogo e os últimos minutos foram jogados com o Albacete a fazer tudo para chegar ao empate, fez sofrer o Barcelona que, finalmente, conseguiu o triunfo tangencial e passa às meias.-finais.

Os quartos de final, disputados a uma só mão, prosseguem nesta quarta-feira com os desafios Alavés-Real Sociedad e Valência-Athletic e terminam na quinta-feira com o confronto entre o Betis e o Atlético de Madrid.