Famalicão: há mais 'Zabiris' na calha para o elevador minhoto
Yassir Zabiri é, por estes dias, o nome mais badalado no universo famalicense. E não é para menos! Afinal, o jovem ponta de lança tocou o céu no recente Mundial de sub-20, catapultando a seleção de Marrocos para o inédito título alcançado na competição.
Além dos cinco golos que apontou, Zabiri foi eleito o segundo melhor jogador da prova, pelo que, aos 20 anos, o africano parece estar definitivamente lançado para uma carreira que tem tudo para ser de grande nível.
A cumprir a segunda temporada em Vila Nova, Yassir Zabiri (que na época passada apontou três golos em seis jogos pela equipa principal, isto já depois dos seis tentos apontados em outras tantas partidas pelos sub-23) é, neste momento, o rosto mais visível de um projeto que tem vindo a ser desenvolvido pela SAD liderada por Miguel Ribeiro e que está em grande parte assente no recrutamento de jovens valores (em Portugal ou no estrangeiro) para que os aspirantes a craques sejam polidos no Minho e depois possam vir a ter retorno desportivo e também... financeiro.
Assim está definido o projeto, assim continuará a ser levado a cabo.
E se lhe dissermos que há mais Zabiris em Vila Nova? Vamos, então, aos nomes que estão no elevador.
Gabriel Cabral. O guarda-redes brasileiro, de 22 anos, está na sombra de Lazar Carevic e de Ivan Zlobin, mas as exibições que tem vindo a fazer na equipa de sub-23 não deixam dúvidas: é goleiro!
Ibrahima Ba. Aos 20 anos, o defesa-central senegalês já leva quatro jogos na elite esta temporada (e trazia três de 2024/2025) e promete ser forte concorrente de Justin de Haas e Léo Realpe.
Matheus Mattara, Renan Santana e Rafael Venâncio, todos centrais, também vão brilhando na equipa secundária e espreitam o salto para o(s) grande(s) palco(s).
No meio-campo, Lamine Beye está a ser trabalhado para o mesmo cenário, ao passo que outros jovens como Marcos Peña e Gonzalo Pastor já estão integrados no grupo de Hugo Oliveira. E o criativo Rodrigo Ribeiro (que acabou de estrear-se pela equipa A) é uma pérola...
Umar Abubakar, possante ponta de lança nigeriano, tem muita margem de progressão e já contabiliza sete jogos nesta Liga. Antoine Joujou, extremo francês (foi internacional sub-20) somou uma assistência no jogo com o São João de Ver e parece estar já totalmente integrado na nova realidade. Romeo Beney, flanqueador suíço, é também um virtuoso.
Matéria-prima não falta no Minho. O forno está sempre ligado...
Artigos Relacionados: