Gyokeres substituído por Gabriel Jesus (IMAGO)
Gyokeres substituído por Gabriel Jesus (IMAGO)

Gyokeres foi titular contra o Liverpool, mas mal se reparou nisso

Lugar no onze não tem estado em risco, mas os golos continuam a escassear

Viktor Gyokeres foi titular pela quarta vez consecutiva na Premier League e pela quarta vez seguida, voltou a ficar em branco. Frente ao Liverpool, a bola não lhe chegou, mas o ex-jogador do Sporting também se chegou pouco à bola, saindo cabisbaixo aos 64’.

O avançado sueco esteve bastante ativo na pressão aos centrais do Liverpool, quando estes tentavam construir jogo. Mas pouco podia fazer quando os reds se superiorizavam e remetiam o Arsenal ao seu próprio meio-campo.

Não tendo a missão de participar na circulação de bola, ou de combinar com colegas, ficou quase sempre no centro do terreno, procurando espaço no meio dos centrais do Liverpool, esperando por um passe na sua direção para atacar, aguardando por uma bola que nunca chegou.

Aos 43’, teve a melhor ação em todo o jogo, ao ajudar a criar oportunidade perigosa do Arsenal. Descaiu para a ala direita do ataque, arrastou um defesa consigo e passou para Jurrien Timber, que apareceu no espaço aberto pelo sueco. O neerlandês fez um cruzamento e Declan Rice rematou com perigo, para defesa atenta de Alisson.

Gyokeres e Frimpong (IMAGO)
Gyokeres e Frimpong (IMAGO)

De resto, o Liverpool conteve bem os contra-ataques do Arsenal, uma situação na qual Gyokeres podia florescer, mas não teve a oportunidade para tal e foi substituído por Gabriel Jesus aos 64’.

Não se pode dizer que foi um jogo para esquecer, porque Gyokeres não cometeu nenhum erro de palmatória, mas tirando a tal boa movimentação e passe aos 43’, esteve praticamente inexistente durante o encontro. Algo que o ex-jogador Gary Neville notou na BBC:

Esta exibição não é uma surpresa. Gyokeres não foi eficaz durante toda a noite e não ofereceu nada. Há a questão de não ser servido, e depois há a questão de se envolver no jogo e fazer mais, e ele tem de fazer mais.

Nos últimos 10 jogos pelo Arsenal, Gyokeres marcou um golo (ao Everton) e de penálti. Para se encontrar o último golo anterior a esse é preciso recuar até 1 de novembro de 2025, frente ao Burnley.

Gabriel Jesus já está a ganhar forma depois de recuperar de uma longa lesão e Kai Havertz está prestes a regressar às opções. Resta ver como é que tal vai afetar a utilização de Gyokeres, que continua distante dos níveis exibicionais que apresentou no Sporting com os quais, durante dois anos aterrorizou os adversários dos leões.