Arteta: «Gyokeres é muito bom. Pode marcar mais golos, mas...»
As exibições de Viktor Gyokeres no Arsenal voltaram a ser tema, desta vez numa entrevista do treinador dos gunners, Mikel Arteta, à Sky Sports, na qual elogiou o avançado, ainda que admitindo que o mesmo poderia ter maior eficácia no capítulo da finalização.
«Faço sempre um exercício com os jogadores. Com o Viktor, vens para um país novo, falas a língua? Qual é a tua situação familiar? Porque lá [com a família] é muito protegido, mas chega cá e fica exposto, fica por sua conta e precisa de viver cinco meses num hotel», começou por dizer.
«Depois vens e o calendário muda. Tens de jogar a cada três dias na liga mais exigente do mundo, na qual nunca jogaste. Depois, é um sistema diferente, uma metodologia diferente, companheiros de equipa diferentes. E um número 9 precisa dessa sinergia e dessa química com eles», contextualizou.
E prosseguiu: «Depois vens para o ambiente, a pressão e as expectativas. Portanto, são muitos fatores para se lidar e eles são homens muito novos. Mas todos têm uma atitude fantástica em relação a isso», disse, considerando essa atitude necessária, especialmente no caso do ex-Sporting, que chegou a estar nove jogos sem marcar.
Arteta lembrou que o sueco não é caso único no que toca a enfrentar dificuldades e revelou o que diz aos jogadores que se revelam frustrados com as respetivas situações.
«Se eles tiverem algumas dúvidas, temos de dar-lhes clareza. Mostrar o contexto da razão pela qual eles estão aqui e a forma como estão a contribuir. E eles têm sido incrivelmente bons a aguentar e a gerir porque querem muito isso. Sabem que com o plantel que temos vai haver momentos para todos. Quando o tiverem, aproveitem-no. E é o que têm vindo a fazer», analisou, juntando: «O meu julgamento de um jogador é perceber como está a cumprir o seu papel.»
Seguiu-se a hora de avaliar jogadores. Depois de dizer que Kepa é um «10 em 10, incrível», e Norgaard «incrível», deu o veredicto sobre Gyokeres: «Muito bom. Ok, pode marcar mais golos, mas todos os outros aspetos são extraordinários.»
Depois do golo frente ao Everton, a 20 de dezembro, Gyokeres está há três encontros sem marcar.
Artigos Relacionados: