Mikel Arteta acredita que o sueco ex-Sporting voltará em breve aos golos

Já há muitas dúvidas sobre Gyokeres: «Será que não é assim tão bom como mostrou em Portugal?»

Avançado ex-Sporting continua a ter dificuldades para se impor no Arsenal. Ingleses creem que estilo de jogo de Mikel Arteta não favorece as principais caraterísticas do sueco

Os 97 golos que Viktor Gyokeres apontou em 102 jogos nas duas épocas em que esteve no Sporting deixaram os adeptos do Arsenal com água na boca, mais ainda depois da intensa novela que se desenhou para que, no passado verão, o sueco se transferisse de Alvalade para o Emirates, mas a verdade é que os primeiros meses do avançado na Premier League não têm trazido ao de cima o melhor do goleador.

Em 22 jogos, Gyokeres apontou apenas sete golos e já são muitas as vozes que se levantam contra o rendimento do jogador. Esta sexta-feira, a BBC fez o ponto de situação da temporada do nórdico, encontrando-lhe dificuldades para se integrar no esquema de Mikel Arteta.

«Há uma brutal diferença no estilo de jogo do Arsenal de Arteta e do Sporting e, a meio da temporada, tem apenas sete golo marcados, dois dos quais de penálti. Por que é que as estatísticas desceram de forma tão drástica? Não estará o Arsenal a explorar as maiores valências do jogador ou simplesmente não é tão bom como a sua passagem por Portugal sugeriu? Gyokeres tem o perfil de um avançado-centro tradicional e o Sporting explorava as suas qualidades físicas com passes longos para a profundidade, porque jogar em toque curto e em associação com os colegas não são as suas melhores qualidades», começa por se ler no artigo da BBC.

De leão ao peito, foram às dezenas os golos que Gyokeres festejou depois de ser lançado em profundidade, descaído para o lado esquerdo, e, depois de fletir para dentro nas proximidades da área, encontrar o fundo das redes. Nos gunners, esse tipo de jogadas é muito raro, uma vez que o líder da Premier League defronta, em grande parte dos jogos, defesas muito fechadas e em bloco baixo, deixando pouco espaço para as 'cavalgadas' de Gyo.

«O Arsenal constrói jogo de forma muito mais pensada do que o Sporting, com as trocas de posições entre jogadores para confundir a organização defensiva adversária. A equipa de Arteta favorece os passes em progressão pelo chão em vez dos passes longos, sobretudo porque, geralmente, a zona à frente da grande área está repleta de gente e não há espaço. Por isso, Gyokeres tem sido obrigado a jogar em zonas do terreno muito congestionadas e o contraste com aquilo que fazia no Sporting é evidente. Ainda assim, o Arsenal já tentou algumas vezes servi-lo dessa forma, mas a capacidade atlética dos defesas da Premier League para recuperarem muito rapidamente obriga o sueco, muitas vezes, a parar e recomeçar a jogada, algo que raramente acontecia no Sporting», acrescenta o artigo, sugerindo que uma parceria com o alemão Kai Havertz poderá ser, no futuro, positiva para o ex-leão.

Apesar de o quadro geral ser negativo, a BBC elencou aquele que considera ser o aspeto mais positivo da estadia do sueco em Londres. «Apesar de não estar a marcar tantos golos, tem contribuído para a liderança do Arsenal. Tem uma enorme capacidade de pressionar os defesas adversários e provocar erros na saída de bola que o Arsenal tem aproveitado, bem como tem sido incansável na missão de abrir espaços para os seus companheiros de equipa marcarem», concretiza o artigo.