Marco Silva com Pep Guardiola antes do Fulham-Manchester City
Marco Silva com Pep Guardiola antes do Fulham-Manchester City - Foto: IMAGO

Guardiola rendido a Marco Silva: «Está destinado a ser um dos melhores»

Técnico espanhol elogiou bastante o português antes do duelo entre o Manchester City e o Fulham no Etihad e abordou também os seis pontos de diferença para o líder Arsenal

Dois dias após a vitória dramática do Manchester City em Anfield diante do Liverpool (2-1), Pep Guardiola voltou a falar aos jornalistas, desta vez sobre o confronto no Etihad com o Fulham, de Marco Silva, e o técnico espanhol mostrou-se maravilhado com o trabalho do português, avisando os jogadores para as dificuldades que vão enfrentar.

«A cada época que passa estão melhores. Os movimentos que eles fazem... são realmente bons. Os padrões e a qualidade que têm, a compostura do jogo, a velocidade que têm. O Marco é um dos melhores, melhores, melhores treinadores que enfrento. Está destinado a ser um dos melhores dentro de alguns anos, com certeza», garantiu o ex-Barcelona, falando da luta pelo título.

«Compreendo o quão bom é falar sobre diferenças de pontos – três, quatro... essas coisas. Não há nada de errado nisso, mas isso não é ganhar títulos ou tentar aproximar-se de ganhar títulos nas fases finais. A diferença ainda não é grande, mas considerando o desempenho do Arsenal, seis pontos são muitos», explicou, afirmando que o foco está jogo a jogo. «Nas últimas semanas e meses, sempre que vou a uma entrevista pré-jogo, ouço sempre que, se perder, perco tudo e vou desaparecer da face da Terra e por aí fora. Então, o que digo é o que é preciso fazer para vencer o Fulham», atirou.

«Será que conseguimos aguentar a pressão de lutar pelo título? Quando temos 65% a 70% de jogadores novos, não temos o que tínhamos no passado. Antes, após a segunda ou terceira época em que o fizemos, conseguimos lidar bem, provámo-lo. Mas agora temos de o provar novamente. Não sei se somos capazes de vencer três, quatro, cinco, seis jogos seguidos. Não sei. Fizemos coisas realmente boas. Tenho essa sensação há muitos, muitos meses, mas não somos suficientemente consistentes», acrescentou, recordando a vitória no fim de semana.

«Ok, controlámos muitos aspetos para vencer os jogos mais ou menos. Contra o Liverpool, empatámos o resultado com um cruzamento desviado de Rayan Cherki e, após uma jogada inteligente, marcámos um golo assim, após um ressalto. Depois, tivemos uma defesa incrível de Donnarumma. Isso é futebol. Ao vivo, quando vi o ressalto, disse 'golo'. Às vezes, quando tens sorte e a mãe e o pai te fazem tão grande e forte, podes fazer essa defesa. Acho que podes fazer essa defesa porque és tão grande ou porque tens uma velocidade e energia incríveis no teu salto. Realmente bem», concluiu o espanhol.

«Não fala inglês como Shakespeare, mas...»

Guardiola continuou com as notícias da equipa: «Abdukodir Khusanov está bem. Admito que ele não fala inglês como William Shakespeare, mas está a melhorar cada vez mais. Compreende o que queremos e a cada dia que passa está melhor. É muito inteligente. Toma sempre as decisões certas. Diria que John Stones está pronto, todos estão bem», revelou.

Sobre o ex-jogador do Man. City, Oscar Bobb, que se transferiu para o Fulham, Pep disse: «Não tenho dúvidas sobre o seu potencial. Depende dele o que vai acontecer. Se ele quiser ser um jogador de topo, será um jogador de topo. Ele possui todas as qualidades necessárias. Todas elas», garantiu.