José Martínez enfrenta paragem longa devido a lesão - Foto: Instagram/José Martínez
José Martínez enfrenta paragem longa devido a lesão - Foto: Instagram/José Martínez

Ficou retido na Venezuela, foi multado e regressou ao Corinthians... lesionado

José Martínez arriscar ficar sem jogar até final da época

O médio venezuelano José Martínez sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo e poderá falhar o que resta da temporada do Corinthians. A lesão, confirmada após exames médicos, exige um período de recuperação que pode chegar aos nove meses.

A notícia da lesão surge pouco depois do regresso do jogador ao Brasil, que, recorde-se, esteve ausente desde 3 de janeiro devido a um problema com o passaporte. Martínez teve de se deslocar à Venezuela para renovar o documento e ficou retido devido ao encerramento de fronteiras no contexto da crise política local.

Segundo o próprio jogador, o pedido do novo passaporte foi submetido a 13 de janeiro, tendo o documento sido emitido na passada sexta-feira, data em que regressou. Durante a sua ausência, o Corinthians enviou-lhe um plano de treinos, mas não pôde garantir o seu cumprimento rigoroso. A 10 de janeiro, Martínez publicou um vídeo nas redes sociais a treinar num relvado com um preparador físico, realizando exercícios com bola.

No entanto, após o dérbi com o Palmeiras, no domingo, o treinador Dorival Júnior revelou que o médio regressou com dores no joelho, sendo imediatamente encaminhado para o departamento médico para a realização de exames que confirmaram a gravidade da lesão.

A ausência prolongada de Martínez já tinha gerado mal-estar interno no clube. Dorival Júnior admitiu dificuldades em contactar o atleta e sublinhou como a sua falta pesou no planeamento da equipa, dada a escassez de médios com características mais defensivas.

Em janeiro, Martínez justificou a demora com a burocracia no seu país, assegurando que desejava regressar rapidamente aos treinos e que se manteve em contacto permanente com a Direção. Por sua vez, o presidente Osmar Stabile afirmou recentemente que ainda não tinha sido tomada qualquer decisão sobre eventuais medidas disciplinares relativas ao atraso, tendo sido, para já, multado em 40% do salário.

Com a confirmação da paragem de longa duração de Martínez, o Corinthians agiu rapidamente no mercado para colmatar a sua ausência. O clube garantiu a contratação de Allan, de 28 anos, por empréstimo do Flamengo até ao final da época. O acordo não envolve custos de transferência, com o Corinthians a assumir a totalidade do salário do jogador e a garantir uma opção de compra no final do contrato.