Slot: «É a época mais difícil da minha carreira e por larga margem»
Arne Slot descreveu a presente campanha como a época mais difícil da sua carreira. O Liverpool tem tido uma temporada inconsistente até agora e, após o título de campeão na época passada, encontra-se atualmente a quatro pontos do quinto classificado da Premier League, Chelsea, e a cinco do quarto, Manchester United.
«É justo dizer que esta é a época mais difícil da minha carreira, e por larga margem», disse o técnico neerlandês em conferência de imprensa. «Todas as minhas épocas até agora foram positivas, não creio que tenha tido duas derrotas consecutivas. Para mim, tal como para os jogadores, esta campanha é uma exceção. Eles não estão habituados a perder muito ou a ter tantos empates. Eu também não estou habituado. É sempre um grande desafio, quando se perde um jogo, fazer com que os jogadores sigam em frente, e também dizer-lhes que não foram tão bons quanto pensam quando ganharam», explicou, tentando encontrar a solução para acabar bem 2025/26.
«Portanto, sim, esta é uma época muito desafiante. Temos de filtrar as coisas positivas, por mais estranho que pareça, e ver as melhorias. Como treinador, procura-se sempre resultados, mas é importante que os jogadores e a equipa melhorem, porque se isso não acontecer, teremos um problema maior...», atirou o ex-Feyenoord, afirmando que a sua equipa precisa de ser perfeita daqui para a frente para conseguir a qualificação para a UEFA Champions League.
«Temos de estar perto da perfeição daqui para a frente devido ao nosso atraso. É diferente se estiveres atrás de uma equipa que está em 18.º lugar, porque os que estão à tua frente também não vão ganhar tantos pontos, mas quando tens de alcançar os que estão em quarto e quinto... Por isso, temos de continuar a ganhar muito, o que não nos aconteceu esta época. Temos de estar perto da perfeição», justificou Slot.
«Atualmente, a sensação é que a sorte nos está a faltar, mas temos de nos concentrar no nosso desempenho. Sofremos muitos golos no final, mais do que o habitual, mas isso é apenas má sorte ou temos culpa? Posso dizer que não tivemos sorte, isso é verdade. Não creio que a sensação na equipa seja que perdemos apenas dois dos últimos 17 jogos. Neste clube, um empate é o mesmo que uma derrota. Isso não é fácil para os jogadores, porque eles sabem quais são os padrões do Liverpool, e estamos a atuar abaixo deles e isso é frustrante. Principalmente porque sentimos que estamos perto, em cada jogo sentimos que podemos ganhar, e depois não acontece. Isso é mais difícil do que quando sentes que a outra equipa é melhor. A realidade é que não estamos a atuar de acordo com os padrões do Liverpool», garantiu, afirmando que o objetivo é terminar no top-4, caso contrário não é uma época «aceitável».
Arne Slot salientou que o adversário de amanhã do Liverpool, o Sunderland, está a fazer uma excelente época e um indicador disso é o facto de não ter perdido em casa, apesar de já ter recebido o Arsenal e o Manchester City no seu estádio. «Há muitas equipas a fazer uma excelente época. O Arsenal e o Aston Villa são impressionantes, o Brentford também, assim como o Sunderland. É definitivamente uma conquista ter um desempenho tão bom na Premier League como eles. Isso é um grande elogio aos seus jogadores, mas também ao seu treinador. Não se esqueçam que eles chegaram à Premier League depois de vencerem o playoff», concluiu.