Schappo e Chernev são dois dos indiscutíveis no tridente defensivo
Schappo e Chernev são dois dos indiscutíveis no tridente defensivo

Estrela da Amadora: eixo central mantém-se firme

Atanas Chernev, Bernardo Schappo e Luan Patrick tem feito de tudo para que os resultados sejam outros. Dos clubes que estão na segunda metade da tabela classificativa, apenas o Santa Clara apresenta melhor registo defensivo

Não é pelos três defesas-centrais que o Estrela da Amadora não está a ter um arranque de época aquém das expectativas.

Atanas Chernev, Bernardo Schappo e Luan Patrick têm sido autênticos pilares no eixo da retaguarda e a verdade é que apesar do 16.º e penúltimo lugar no campeonato os tricolores não têm dos piores registos no que concerne a golos sofridos. O conjunto que até à jornada passada foi orientado por José Faria - a dupla de adjuntos constituída por Luís Silva e Ricardo Malafaia irá orientar a equipa no encontro de domingo (15h30), no terreno do Tondela - tem seis tentos consentidos, sendo que dos emblemas que estão na segunda metade da tabela classificativa apenas o Santa Clara está melhor (2). E até na parte superior da pauta há quem esteja pior neste particular: Casa Pia e Vitória de Guimarães (ambos com 8).

No que aos três defesas diz respeito, estamos na presença de três caras novas do plantel do Estrela da Amadora. O búlgaro Chernev chegou do Botev Plovdiv, ao passo que os brasileiros Schappo e Patrick são provenientes do Vila Nova e do Verona (Itália), respetivamente. Mesmo numa fase inicial, em que os processos poderiam não estar ainda tão assimildos, a verdade é que o trio dá mostras de estar já bastante rotinado e, como tal, a solidez à retaguarda é um dos trunfos do emblema da Reboleira. Nesta equação deve ainda acrescentar-se Renan Ribeiro, experiente guarda-redes brasileiro que esta temporada regressou ao futebol português (já tinha vestido as camisolas de Estoril e Sporting), depois de uma experiência no Hartford Athletic, dos Estados Unidos.

A formação amadorense tenta, agora, ter tanto sucesso no último terço ofensivo como tem tido na zona mais recuada, e na mente dos estrelistas está a primeira vitória na Liga. A próxima oportunidade será diante do Tondela, num duelo da 6.ª jornada que está agendado para as 15h30 de domingo, no Estádio João Cardoso, anfiteatro dos auriverdes. E frente a frente estarão duas equipas que... ainda não saborearam qualquer triunfo.