Clássico FC Porto-Sporting continua a dar que falar - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Clássico FC Porto-Sporting continua a dar que falar - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

FC Porto responde à queixa do Sporting: «Falsidades e teorias da conspiração»

Dragões afirmam que os leões sofrem de um «evidente complexo de inferioridade»

O FC Porto publicou esta terça-feira uma nota oficial em resposta ao comunicado do Sporting, que anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF sobre o clássico de ontem (1-1). Os dragões acusam os leões de fazerem «uma lista extensa de alegações sobre ‘incidentes’ e enquadramentos do espetáculo, assente em factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade».

O emblema azul e branco garante que «cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes», mostrando-se «perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina», a quem prestará todos os esclarecimentos necessários.

A nota portista prossegue com uma resposta afiada: «No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade.»

Por fim, o FC Porto assegura que «continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade».

O comunicado: «Em causa as alegações do Sporting CP»
O FC Porto tomou conhecimento do comunicado hoje divulgado pelo Sporting CP, no qual anuncia a intenção de apresentar participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF relativamente ao jogo de ontem, fazendo uma lista extensa de alegações sobre “incidentes” e enquadramentos do espectáculo, assente em factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade. O FC Porto informa que cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes. Por isso, o Clube está perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina, a quem prestará todos os esclarecimentos que entenderem necessários. No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade. O FC Porto continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade.