Sturla Holm Laegreid em lágrimas no pódio após a conquista da medalha de bronze na prova de biatlo - Foto: IMAGO

Ganha medalha olímpica e desfaz-se em lágrimas: «Traí o amor da minha vida»

Confissão em direto do norueguês Sturla Holm Laegreid surpreendeu todos

Sturla Holm Laegreid conquistou a sua primeira medalha olímpica, um bronze na prova de biatlo, nos Jogos Olímpicos de Inverno, mas o momento de celebração transformou-se numa emotiva confissão pública de infidelidade durante uma entrevista em direto à NRK.

O atleta norueguês, visivelmente emocionado e em lágrimas, aproveitou a ocasião para fazer um desabafo pessoal que surpreendeu tudo e todos, ofuscando o próprio feito desportivo.

«É grandioso. É a minha primeira medalha olímpica e quero agradecer a todos os que me ajudaram», começou por dizer Lægreid, antes de a entrevista ganhar um rumo inesperado. «Há uma pessoa que talvez não esteja a ver isto. Há meio ano, conheci o amor da minha vida. A pessoa mais bonita e maravilhosa do mundo e, há três meses, cometi o maior erro da minha vida e traí-a».

O biatleta revelou ter confessado a traição à companheira apenas na semana anterior, descrevendo-a como «a pior semana» da sua vida. «Tinha uma medalha de ouro na vida. Tenho a certeza de que muitos agora me olham com outros olhos, mas eu só tenho olhos para ela. O desporto ficou em segundo plano nos últimos dias. Gostaria de poder partilhar isto com ela», acrescentou, em lágrimas.

Lægreid explicou que a decisão de falar abertamente já estava tomada desde a véspera, independentemente do resultado. «Decidi que diria isto na zona mista. Ao ganhar uma medalha, talvez a mensagem se torne um pouco mais forte. Não são muitos os que sabem pelo que passei. Agora, talvez o mundo inteiro saiba», afirmou.

Questionado sobre a razão de uma revelação tão íntima em direto, o atleta foi taxativo: «Não tenho nada a perder. Tive uma oportunidade de ter um amor verdadeiro e estraguei tudo de uma forma inacreditável. Pode não ser perdoável. Mas se isto me der uma pequena possibilidade de lhe dizer o quanto a amo, então prefiro cometer suicídio social em direto na televisão só para ter essa pequena chance».

O atleta optou por não revelar a identidade da mulher para a proteger. «Não quero dar-lhe mais problemas. Ela já tem o suficiente com a notícia da semana passada, mas espero que haja uma luz ao fundo do túnel para nós os dois. E que ela ainda me possa amar», desabafou, admitindo o risco de ter arruinado as suas hipóteses de reconciliação com a exposição pública.

O especialista em biatlo da NRK, Johannes Thingnes Bø, analisou a performance de Lægreid, destacando a sua capacidade de superação. «O Sturla não tem tido a sua melhor época. No entanto, desde que se afirmou, tem sido um dos nossos melhores biatletas. Hoje, era um dos favoritos à medalha e correspondeu», comentou Bø a partir do estúdio da NRK.