Carlos Barroca oficializa candidatura à federação
Onde dias após, em uma longa entrevista a A BOLA, ter declarado: «vou candidatar-me à presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol», Carlos Barroca, de 66 anos, oficializou, esta sexta-feira, a intenção de suceder a Manuel Fernandes, de 77, que atingiu o limite de três mandatos à frente daquele organismo.
Eleições que ainda não foram marcadas pela mesa da assembleia-geral da FPB, ou o assunto tratado em assembleia-geral, mas que terão de acontecer entre o primeiro trimestre, no máximo primeiro semestre caso exista necessidade de alguma repetição para um ou mais órgãos sociais, de 2026.
O conhecido treinador, antigo locutor de basquetebol e ex-vice-presidente da NBA Ásia é assim o primeiro candidato a oficializar a corrida à federação de basquetebol, mas deverá ter, pelo menos, um adversário, já que o atual secretário-geral da FPB e ex-jogador João Carvalho já manifestou o desejo de ser candidato junto de amigos.
Existe ainda a hipótese da presidente da Associação de Basquetebol da Madeira, Sandra Reynolds, entrar igualmente na corrida ao organismo máximo do basquetebol português.
«Não sou político, sou um apaixonado pelo basquetebol, portanto a minha vida continua a ser essa de paixão», referiu Barroca, há duas semanas. «… e essa é uma parte importante quando se pensa numa federação, que é qual é a visão para o basquetebol português. É uma visão para fazer mais um campeonato amanhã ou é uma visão para chegar àqueles que são a essência da modalidade», justificou ainda na entrevista ao nosso jornal.
Hoje, também oficializou a candidatura em declarações à agência Lusa. «Sim, sou candidato. É uma decisão que foi tomada depois de ter criado as condições para o fazer, deixando para trás a minha trajetória de vice-presidente da NBA durante 10 anos».
«Desde que anunciei que me vou candidatar tenho tido várias pessoas, de vários níveis de organização de equipas da NBA, de outras ligas do mundo, porque não existe só a NBA, a perguntarem-me o que é que podem fazer para ajudar a minha candidatura. Portanto, há aqui alguns selos de qualidade», destacou ainda.