Siga o Fafe vs Torreense em direto
O Fafe foi a melhor equipa no primeiro tempo e chegou ao golo com justiça.
A segunda parte mostrou um jogo diferente, fruto de uma expulsão aos 55'. O guarda-redes João Gonçalo levou vermelho direto, após uma falta que cometeu fora de área sobre Zohi. Os forasteiros marcaram no livre conquistado nesse lance e, a partir daí, passaram a dominar.
A turma do Oeste carregava em busca do 2-1, até João Costinha ser expulso aos 89'. Novamente com as equipas em igualdade numérica, os minhotos regressaram ao domínio do jogo e tiveram oportunidades de passar para a frente, nos descontos.
Quis o tribunal de Fafe que o jogo terminasse 1-1 e fica tudo em aberto para o jogo da segunda mão, a 22 de abril!
Final da partida: Fafe 1-1 Torreense
Manu sacode! E o jogo acaba!
Torreense conquista um livre perto da área. Será o último lance da partida.
Théo Fonseca a centímetro do golo!!! Após novo cruzamento pela direita, o avançado cabeceou ao lado, para desespero dos adeptos da casa.
Picas faz um grande cruzamento pela direita, mas Stopira fez um grande corte!! Já lá estava Théo Fonseca, no coração da área, para finalizar!
O Fafe volta a estar por cima!
Miguel Nogueira dá dez minutos de tempo extra.
VERMELHO PARA JOÃO COSTINHA! O número 10 dos forasteiros fez uma falta dura a meio do meio-campo, que lhe valeu o segundo amarelo. Equipas voltam a estar em igualdade numérica.
Manu defende!! Torreense leva muito perigo à baliza do Fafe, através de um cabeceamento de Stopira, mas o guardião estava atento e defendeu para canto.
Jogo com muitas paragens nesta fase. Manu (Fafe) está deitado no chão. Mário Ferreira aproveita para dar indicações aos seus jogadores.
Grande defesa de Manu a remate de Javi Vásquez! Dá canto para os forasteiros.
Torreense toma, agora, conta do jogo.
Dar nota para o facto de Manu ter sofrido no primeiro remate que recebeu com o emblema do Fafe ao peito.
GOLOOOOO! DE MANUEL POZO! No livre que seguiu a expulsão, o Torreense fez o empate, com o esquerdino a fazer passar a bola pela parte de fora da barreira.
Ká Semedo é o sacrificado. Vai sair para entrar Manu, que foi apresentado ontem (!) nos justiceiros.
VERMELHO PARA O GUARDA-REDES JOÃO GONÇALO! Guardião saiu fora de área para cortar uma bola e só acertou em Zohi, que surgia isolado em zona frontal à baliza (como entendeu o árbitro).
Volta a chover com intensidade em Fafe.
Manuel Pozo tem a primeira a oportunidade do segundo tempo! O espanhol apanhou uma bola à solta e mandou um tiro, que passou pouco por cima da baliza defendida por João Gonçalo!
Arranca a segunda parte!
São homenageados, ao intervalo, os jogadores que marcaram presença na última meia-final do Fafe, em 1978/79. Nesse jogo a uma mão, a equipa (na altura no segundo escalão) caiu aos pés do Sporting: 0-1, com um penálti de Rui Jordão, no prolongamento.
Intervalo (1-0)
Vence, ao intervalo, a equipa que mostrou mais argumentos nos primeiros 45 minutos. O Fafe tem sido a equipa mais feroz, no ataque, e materializou esse ascendente com um golo.
Ainda assim, o Torreense também teve uma grande oportunidade. Não fosse uma grande defesa de João Gonçalo e a turma do Oeste ter-se-ia adiantado no marcador. Depois da bela intervenção do guardião, a bola ainda foi embater no poste.
A segunda parte promete trazer muita animação. Fique por aí!
Miguel Nogueira apita o intervalo, num momento em que o Fafe tinha conquistado um pontapé de canto. Adeptos protestam muito.
GOLOOOOO! JOÃO OLIVEIRA! Num canto batido por Vasco Braga pela esquerda, o número 60 dos justiceiros voou mais alto do que os seus adversários e inaugurou o marcador!
O Fafe volta a inventar uma grande jogada pela esquerda. Desta vez, foi Vaco Braga a cruzar por ali. E dá canto para os da casa!
Que defesa de João Gonçalo!! Na sequência do pontapé de canto, Léo Azevedo cabeceou cheio de força, mas o guardião fafense defendeu e a bola ainda embateu no poste! É a melhor oportunidade da primeira parte!
Ameaça agora o Torreense! André Simões remate de fora de área, mas a bola bate em Filipe Cardoso e bola sai pela linha de fundo.
Começa a chover em Fafe! Adeptos da bancada descoberta levantam-se e vestem as capas.
Desta vez foi o Torreense a beneficiar de um livre na mesma zona, mas no campo contrário. Bola foi, igualmente, afastada.
Vasco Braga bateu um livre lateral pela direita, à força, mas bola bateu nos defesas do Torreense.
Chegados ao equador da primeira parte, é seguro dizer que o Fafe está a ser a melhor equipa. Apesar de ainda não ter chegado ao golo, é a mais ameaçador. Turma do Oeste não consegue pegar no jogo estabelecer-se no seu meio-campo ofensivo.
Torreense conquista dois pontapés de canto seguidos, mas não consegue beneficiar. A bola volta a estar na posse do Fafe.
Justiceiros voltam a criar muito perigo pela esquerda, com o duo Carlos Danie-Breno Pais, mas o cruzamento saiu mal e a defensiva do Oeste cortou.
Fafe está melhor no jogo! Justiceiros conquistam, agora, um canto, numa subida empolgante de Breno Pais pela esquerda.
Agora, João Oliveira! O médio recebeu uma bola à entrada da área e, de pé esquerdo, fez um remate que passou muito perto do poste esquerdo da baliza do Torreense!
Carlos Daniel, da esquerda para dentro, faz um remate muito perigoso Unai Pérez segurou. Aí está a primeira grande oportunidade da partida.
Após um ataque rápido, Diogo Castro apareceu muito bem pela direita a causar perigo, mas foi ao chão na dividida com Javi Vásquez. Adeptos pedem penálti, mas Miguel Nogueira diz que não.
Rola a bola no Municipal de Fafe!
Bancadas ao rubro em Fafe!
Agora, sim, as equipas sobrem ao relvado!
Início da partida já vai mais de cinco minutos atrasado...
Tudo pronto no Estádio Municipal de Fafe!
A partida vai ser dirigida por Miguel Nogueira, juiz da AF Lisboa, com assistência de Paulo Brás e Nuno Pires. Bruno Costa é o 4.º árbitro e no VAR estarão Luís Ferreira e Valdemar Maia.
As equipas recolhem aos balneários, após o aquecimento!
É homenageado, antes do início da partida, José Rachão, o treinador que fez história no Fafe, ao subir, de forma inédita, o clube à I divisão, em 1987/88. Justiceiros acabariam por voltar a descer no ano seguinte.
Luís Tralhão também mexe quatro peças, relativamente à derrota por 0-1, frente ao Académico de Viseu: não jogam Lucas Paes, Guilherme Liberato, Costinjha e Dany Jean (expulso nesse jogo); para dar lugar, respetivamente, a Unai Pérez (o habitual da Taça), André Simões, Pité e Ismail Seydi.
Em relação ao último jogo (empate 2-2 com o SC Braga B), Mário Ferreira promove quatro alterações: saem Tiago Martins, Zé Oliveira, João Vigário e e Picas; para as entradas, respetivamente, de João Gonçalo (o habitual titular na Taça de Portugal), João Batista, Breno Pais e Ká Semedo.
Musa Drammeh também foi expulso contra viriatos e, por isso, falha este jogo.
A grande novidade no onze fafense é a ausência de João Vigário, indisponível devido a uma amigdalite.
Suplentes do Torreense: Lucas Paes, Amau Casas, Alfaro, Costinha, Quintero, Brian Agbor, Adama Baradji, Danilo Ferreira e Guilherme Liberato
Suplentes do Fafe: Manu, Zé Oliveira, Tiago Veiga, Picas, João Leal, João Amorim, Davis Silva, Gonçalo Pinto e Théo Fonsenca
Onze do Torreense (4x2x3x1): Unai Pérez; David Bruno, Stopira (C), Ali-Diadié e Javi Vázquez; Léo Azevedo e André Simões; Manuel Pozo, Pité e Ismail Seydi; Kévin Zohi
Onze do Fafe (4x2x3x1): João Gonçalo; Diogo Castro, Leandro Teixeira, João Batista e Breno Pais; Filipe Cardoso (C) e Vasco Braga; Ká Semedo, João Oliveira e Carlos Daniel; João Santos
Já há onzes!
A segunda mão desta meia-final está agendada para o dia 22 de abril, daqui a mais de dois meses.
O jogo realiza-se numa fase em que ainda falta apurar um finalista, entre Sporting e Aves SAD - que se defrontam na quinta às 20h45. O vencedor dessa eliminatória defrontará o FC Porto (que eliminou o Benfica), na outra meia-final.
Na antevisão ao jogo, o treinador dos minhotos, Mário Ferreira, apelou a que os seus jogadores desfrutem do momento histórico, mas com «responsabilidade», porque representam «um povo, uma cidade e um clube histórico, que já esteve na primeira divisão».
A equipa de Torres Vedras, por seu turno, está na luta pela subida à I Liga. Neste momento, Torreense partilha o 4.º lugar com o Vizela, numa posição que permite disputar o play-off de subida (uma vez que Sporting B é 3.º e não entra nessas contas).
Nos respetivos campeonatos, os dois emblemas atravessam fases muito diferentes. O Fafe não conseguiu alcançar o objetivo principal para esta temporada, que era o apuramento para a fase de subida da Liga 3. Ficou em 7.º lugar da Série A (a quatro pontos do 4.º lugar de acesso) e vai, agora, disputar a fase de manutenção.
Já o Torreense fez um percurso igualmente repleto de mérito, mas apanhando mais equipas ao seu nível. A turma de Torres Vedras eliminou, por esta ordem, o Correlhã (distritais de Viana do Castelo), a UD Oliveirense (Liga 2), Lusitânia de Lourosa (Liga 2), Casa Pia (a única, neste percurso, da I Liga) e a UD Leiria (Liga 2).
Para chegar até aqui, o Fafe alcançou o estatuto de tomba-gigantes.
Justiceiros tornaram-se no primeiro clube da história do terceiro escalão (ou inferior) a eliminar da Taça de Portugal três equipas da primeira divisão numa só época: Moreirense (terceira eliminatória), Arouca (quarta eliminatória) e SC Braga (quartos de final) foram derrubados neste caminho homérico. Além destes gigantes, minhotos tombaram também o Oriental (segunda eliminatória), do Campeonato de Portugal, e o Lusitano de Évora (oitavos de final), da Liga 3.
Esta é apenas a terceira vez que Fafe e Torrense se defrontam. Os jogos anteriores também foram para a Taça de Portugal. Em 1979/80, encontraram-se na 2.ª eliminatória, com os justiceiros a venceram 5-0. Mais recentemente, em 2021/2022, a formação do Oeste eliminou os minhotos na terceira eliminatória, após desempate nas grandes penalidades.
Marcam encontro na noite desta quarta-feira as duas únicas equipas de escalões secundários ainda em prova. Uma delas vai estar na final, o que indica que, pela primeira vez desde 2010, um emblema sem ser da primeira divisão vai marcar presença na final da Taça de Portugal.
Olá! Seja bem-vindo ao acompanhamento em direto do Fafe-Torreense da primeira mão do jogo inaugural das meias-finais da Taça de Portugal!