Luís Pinto cumpre a primeira época no banco dos vimaranenses (Foto: Vitória de Guimarães)
Luís Pinto cumpre a primeira época no banco dos vimaranenses (Foto: Vitória de Guimarães)

V. Guimarães: Taça é oportunidade de fazer o que ainda não foi feito

Motivados depois da vitória frente ao Santa Clara, vimaranenses querem no encontro da prova rainha, frente ao União de Lamas, alcançar um feito inédito esta temporada

O Vitória de Guimarães vive um início de época aquém das expectativas, mas tem no próximo fim de semana uma oportunidade de virar a página. À entrada para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao União de Lamas, a equipa orientada por Luís Pinto procura algo que ainda não conseguiu em 2025/26: somar duas vitórias consecutivas.

Depois de um triunfo moralizador frente ao Santa Clara (2-1), antes da paragem para as seleções, os vimaranenses querem dar sequência ao resultado positivo e, ao mesmo tempo, dissipar as dúvidas que têm marcado este arranque de temporada.

Em oito jornadas da Liga, o Vitória soma três vitórias, dois empates e três derrotas - um dos piores registos iniciais da última década. A inconsistência tem sido a nota dominante: a equipa alterna boas exibições com prestações desinspiradas, como as derrotas frente ao Moreirense e ao Alverca, este último desaire particularmente contestado pelos adeptos, que não esconderam o desagrado. Luís Pinto tem tentado encontrar o equilíbrio entre solidez defensiva e eficácia no ataque, mas a irregularidade tem marcado o trajeto do conjunto minhoto.

O encontro com o União de Lamas, do Campeonato de Portugal, surge assim como uma oportunidade dupla: vencer e garantir a passagem à próxima fase da Taça, mas também conquistar, pela primeira vez esta época, a tão desejada continuidade nos resultados.