Florentino Pérez, presidente do Real Madrid - Foto: IMAGO

Oficial: Real Madrid anuncia acordo com a UEFA e o fim da Superliga

'Merengues' recuam «pelo bem do futebol europeu de clubes»

O Real Madrid anunciou esta quarta-feira um acordo com a UEFA para o fim da Superliga europeia.

Em comunicado oficial o clube merengue anunciou:

«UEFA, Clubes Europeus de Futebol (CEF) e Real Madrid C.F. chegam a um acordo pelo bem do futebol europeu de clubes.
Após meses de conversações mantidas em benefício do futebol europeu, a UEFA, os Clubes Europeus de Futebol (CEF) e o Real Madrid C.F. anunciam que chegaram a um acordo de princípio pelo bem do futebol europeu de clubes, respeitando o princípio do mérito desportivo e enfatizando a sustentabilidade a longo prazo dos clubes e a melhoria da experiência dos adeptos através do uso da tecnologia.
Este acordo de princípio servirá também para resolver as disputas legais relacionadas com a Superliga Europeia, assim que um acordo definitivo for implementado.»

Desta forma, chegam ao fim as disputas legais que a Superliga, por meio da empresa A22 e o Real Madrid, mantinha contra a UEFA, onde reivindicavam 4,5 milhões de euros por «danos causados e perda de lucro» por não poderem iniciar a competição.

A Superliga nasceu a 2021 com o apoio de 12 sócios fundadores: Real Madrid, BarcelonaAtlético de Madrid, Manchester United, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Manchester City, Tottenham, Juventus, Milan e Inter de Milão. Após a receção inicial negativa dos adeptos os clubes ingleses abandonaram o projeto. Os clubes italianos e o Atlético de Madrid foram os seguintes a retirar-se, sobrando apenas Barcelona e Real Madrid. O clube catalão que anunciou na semana passada a sua saída do projeto, deixando os merengues sozinhos no projeto da Superliga.

Atualizado às 15:20.