Projeto de requalificação do Estádio Diego Armando Maradona, casa do Nápoles - Foto: Autarquia de Nápoles/Facebook
Projeto de requalificação do Estádio Diego Armando Maradona, casa do Nápoles - Foto: Autarquia de Nápoles/Facebook

Os planos para o Estádio Diego Armando Maradona a pensar no Euro 2032 (fotos)

Autarquia de Nápoles e Federação italiana avaliam progresso do projeto, que não prevê a suspensão de jogos

A Câmara Municipal de Nápoles e delegados da Federação Italiana de Futebol (FIGC) reuniram-se para avaliar o progresso do projeto de requalificação do Estádio Diego Armando Maradona, com vista a ser um dos palcos do Euro 2032, que Itália organizará em conjunto com a Turquia. O objetivo é que as obras não interfiram com a realização de jogos no recinto.

Galeria de imagens 10 Fotos

«Apresentámos o estado de andamento do projeto do novo Maradona, em particular o projeto de toda a sistematização interna com o novo primeiro anel junto ao campo», disse o vereador das Infraestruturas, Edoardo Cosenza, após fazer o ponto de situação dos trabalhos na reunião com os representantes federativos, que decorreu no Palazzo San Giacomo.

«O projeto é totalmente realizado em modo BIM [Building Information Modeling, construção virtual 3D com metodologia de trabalho colaborativa que integra processos, tecnologias e pessoas para criar e gerir informações de um empreendimento], o que permite grande precisão e flexibilidade. Todos os lugares cumprem os requisitos de visibilidade da UEFA», acrescentou o mesmo responsável. A autarquia de Nápoles apresentou depois ao público as primeiras imagens do projeto.

A requalificação do estádio, orçamentada em 200 milhões de euros, prevê o aumento da capacidade do recinto, de 54 mil para 70 mil lugares; a reabertura do terceiro anel; a eliminação da pista de atletismo para aproximar as bancadas do relvado; a ampliação da cobertura existente; a instalação de um anel de vídeo à volta do estádio, a criação de novos camarotes sky box, field box e lugares VIP na bancada central; e a centralização simétrica do campo de jogo.