Liu Jiayu assistida no halfpipe
Liu Jiayu assistida no halfpipe

Vídeo: Campeã mundial de snowboard retirada de maca após queda com desmaio

A qualificação feminina de snowboard halfpipe em Livigno, no âmbito dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, foi marcada por uma queda horrível da veterana chinesa Liu Jiayu. A experiente atleta de 33 anos ficou imóvel no fundo da rampa de gelo após uma manobra falhada

Os fãs no local esperavam um espetáculo acrobático de tirar o fôlego no halfpipe, mas o que se viu foi um momento arrepiante.

A qualificação feminina de snowboard halfpipe em Livigno, foi marcada por uma queda terrível da veterana chinesa Liu Jiayu. A experiente atleta de 33 anos ficou imóvel no fundo da rampa de gelo após uma queda numa manobra falhada. A competição teve de ser imediatamente interrompida enquanto os paramédicos lutavam para a estabilizar.

A campeã mundial de 2009 perdeu o controlo numa aterragem e caiu desamparada diretamente sobre a cabeça e o pescoço.

A atmosfera no snowpark em Livigno tornou-se imediatamente tensa. Enquanto os espectadores observavam em choque o que se passava na rampa, os paramédicos correram imediatamente para a medalhista de prata olímpica de Pyeongchang 2018. O tratamento inicial no local do acidente durou intermináveis sete minutos, durante os quais um silêncio sepulcral pairou sobre a rampa.

Liu Jiayu
Liu Jiayu

A equipa de resgate transportou subsequentemente a estrela chinesa em maca para o centro médico preparado. De acordo com as últimas informações do local, a atleta estava consciente durante o transporte, mas queixava-se de fortes dores na região da coluna cervical.

Liu Jiayu é um ícone do snowboard mundial. Além da prata olímpica e do título mundial, tem na sua coleção seis vitórias em provas da Taça do Mundo. Este incidente recordou novamente a linha ténue entre o brilhante desempenho desportivo e uma lesão fatal, que existe na rampa em U a cada salto.