Geovany Quenda ficou perto de marcar no encontro com o SC Braga (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Sporting: saiba porque Quenda só agora 'explodiu'

Teve de recuperar fôlego físico e mental depois de época desgastante e com poucos dias de férias depois do Euro sub-21. Chelsea segue-o até nos treinos

Ainda é uma das joias da coroa do plantel do Sporting, mas Geovany Quenda, apenas e só 18 anos, começou a temporada no banco de suplentes e apenas a lesão muscular de Geny Catamo o trouxe ao onze na posição de extremo direito do ataque.

O agora camisola 7, no entanto, não desperdiçou a oportunidade quando foi chamado à titularidade no Sporting, a 13 de setembro, diante do Famalicão, disse logo ao que vinha: um passe carregado de açúcar para Pedro Gonçalves que, na altura, empatou o marcador a uma bola. No encontro seguinte, diante dos cazaques do Kairat Almaty, fez ainda mais e melhor. Ao minuto 68, na meia direita, colou a bola ao pé esquerdo, passou por este mundo e o outro e desferiu e marcou, naquele que foi o seu primeiro golo pela equipa principal no Estádio José Alvalade.

Nos quatro jogos subsequentes (Moreirense, Estoril, Nápoles e SC Braga) voltou a ser dos melhores. Importa, então, perceber quais as razões para Quenda só agora ter explodido quando na época passada, a primeira como sénior, começou a dar cartas logo de início, com um golo ao FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira.

E este aparecimento algo tardio deve-se, de facto, ao que se passou em 2024/25, que Quenda terminou física e emocionalmente esgotado. De facto, contas feitas, entre Sporting e Seleção Nacional sub-21 foram 60 jogos, tendo colocado um ponto final na temporada apenas a 21 de junho, quando os então comandados de Rui Jorge foram eliminados pelos Países Baixos do Campeonato da Europa.

Quenda teve direito a apresentar-se apenas a 14 de julho, mas, ainda assim, ainda apresentava muito sinais de desgaste, o que Rui Borges compreendeu, preferindo colocá-lo no banco na fase inicial e a ele recorrer só durante o decorrer das partidas. O resultado está agora à vista.

Quenda está em Alvalade por empréstimo do Chelsea, que comprou o passe por 50,78 milhões de euros em março. E, segundo A BOLA apurou, os blues, além de o observarem in loco em diversos jogos, também têm acesso a alguns dados analíticos do luso-guineense nos treinos.