Sporting: Nel sorri a nova chamada de Rui Borges
Face à indisponibilidade de Luis Suárez para a receção ao Famalicão, devido ao castigo de um jogo que terá de cumprir, após ter atingido série de cinco cartões na Liga, Rui Borges faz contas a quem pode chamar para o ataque e na equação surge o nome do jovem avançado da equipa B, Rafael Nel.
A seu favor – sabemos que o azar de uns é a sorte de outros – está ainda o facto de Fotis Ioannidis, eventual sucessor de Suárez, estar a recuperar de lesão e, mesmo que possa ser convocado, não ter o ritmo competitivo desejado. O grego sofreu um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo no encontro da Allianz Cup, com o V. Guimarães, a 6 de janeiro, e, desde então, tem estado sob os cuidados da Unidade de Performance.
Faye, tal como A BOLA já adiantou, pode ser o homem escolhido para ser titular na frente de ataque diante dos famalicenses.
Após o jogo com o Paços de Ferreira, que o Sporting B venceu por 3-0, da 21.ª jornada da Liga 2, em que foi considerado o melhor jogador em campo, tendo aberto o marcador aos 16 minutos, Rafael Nel falou sobre a possibilidade de voltar a ser chamado por Rui Borges, depois de ter estado no banco, no Dragão, onde o Sporting empatou com o FC Porto (1-1).
«Estou sempre pronto, é uma opção do mister, isso não me compete. Acho que a única coisa que me compete é o trabalho que demonstro durante a semana e é isso que controlo, é nisso em que me vou focar», disse, em declarações à Sport TV.
Nel tem sido peça fundamental na equipa B, somando sete golos e quatro assistências em 19 jogos na Liga 2, tendo sido eleito o jovem do mês em outubro/novembro de 2025.
Falamos de um avançado que combina mobilidade com presença física, sendo que lê bem o jogo, ataca pelas alas com facilidade e também lhe é apontado instinto matador dentro da área. Utiliza bem o corpo (1,82m) para proteger a bola (jogo de costas para a baliza), mas destaca-se, sobretudo, pela velocidade no ataque à profundidade.
Focado e resiliente, tendo adaptado o estilo de jogo à medida que ascendia nos escalões de formação, Rafael Nel, de 20 anos, tenta aproveitar todas as oportunidades para conseguir impor-se e agarrar um lugar no plantel principal.