Sunderland subiu do Championship à Premier League pelos play-offs
Sunderland subiu do Championship à Premier League pelos 'play-offs' - Foto: IMAGO

Revolução nos 'play-offs' do Championship rumo à Premier League?

Seis equipas vão passar a ter a oportunidade de subir de divisão e não apenas quatro, sendo que a mudança pode ainda acontecer esta época

A English Football League (EFL) está a considerar seriamente expandir os play-offs do Championship para a promoção à Premier League, passando de quatro para seis equipas, avança a Sky Sports.

Os clubes da EFL participarão numa reunião extraordinária a 5 de março, altura em que o novo formato será votado. A mesma fonte garante que a maioria das equipas apoiará a ideia, sendo necessário que 13 dos 24 clubes do Championship votem de forma afirmativa, bem como uma maioria de 37 dos 72 clubes nos três níveis do futebol inglês geridos pela EFL.

No entanto, na Premier League existem preocupações de que esta mudança possa prejudicar a qualidade do futebol. Com o novo sistema, uma equipa que termine na 8.ª posição no Championship poderia conseguir a promoção para a divisão de elite do país.

O formato atual inclui as quatro equipas que terminam entre o terceiro e o sexto lugar no Championship e na League One, enquanto na League Two as equipas entre o quarto e o sétimo lugar disputam as vagas na divisão superior.

Se o sistema for aprovado, será adicionada uma nova ronda no final da época, em que o quinto classificado jogará uma eliminatória direta contra o oitavo, e o sexto contra o sétimo. Os vencedores destes confrontos defrontarão o terceiro e o quarto classificados por um lugar na habitual final dos play-offs em Wembley.

Na época passada, o quarto classificado Sunderland subiu à Premier League e não o terceiro classificado Sheffield United. Isto pode ser uma boa notícia para o Swansea, de Vítor Matos, 15.º classificado, e também para o Wrexham, das estrelas de Hollywood, em sexto.

Caso o novo formato seja implementado com sucesso, espera-se que nos anos seguintes seja também adotado no terceiro e quarto níveis do futebol inglês. De acordo com a Sky Sports, a Football Association (FA) de Inglaterra já manifestou o seu apoio às inovações.