Antonio Conte, treinador do Nápoles
Antonio Conte, treinador do Nápoles - Foto: IMAGO

«Cabeça de c...»: insulto de Conte ao árbitro pode valer processo disciplinar

Nápoles foi eliminado nos quartos de final da Taça de Itália em casa pelo Como e o técnico italiano queria a expulsão de um adversário

O treinador do Nápoles, Antonio Conte, arrisca um processo disciplinar após ter insultado o árbitro Manganiello durante o jogo da Taça de Itália frente ao Como (1-1). Esse jogo resultou na eliminação da sua equipa, apenas nas grandes penalidades, na estreia de Alisson Santos, cedido pelo Sporting, em Itália. O incidente, captado pelas câmaras de televisão, já está a ser analisado pelo procurador federal.

O episódio ocorreu quando o árbitro da partida não mostrou o segundo cartão amarelo ao defesa Ramon, do adversário. Inconformado, Conte gritou: «ao menos vá ver [ao VAR], cabeça de c...». As palavras do técnico não foram ouvidas pela equipa de arbitragem no momento, nem pelo árbitro principal, que estava longe do lance, nem pelo quarto árbitro, que estaria com os auriculares, mas as imagens televisivas não deixaram margem para dúvidas.

O vídeo do momento tornou-se viral e o caso chegou à mesa do procurador federal, Giuseppe Chinè. Este está agora a reunir todas as imagens e áudios para avaliar a provável abertura de um processo disciplinar contra o treinador do Nápoles, uma vez que o incidente não consta no relatório do árbitro.

Caso o processo avance, Antonio Conte poderá ser sancionado com um jogo de suspensão. No entanto, o técnico tem a possibilidade de evitar o castigo se solicitar um acordo que resulte numa multa.